segunda-feira, dezembro 13, 2010

O primeiro catarinense campeão brasileiro


Jean da Silva, campeão brasileiro 2010

Levou 24 anos, mas enfim um surfista catarinense conquistou o título brasileiro de surfe profissional. Se é pouco comparado com os quatro títulos do vizinho Paraná (e que seriam cinco não fosse o rolo do exame anti-doping em 2007), ao menos Santa Catarina entra para a lista obviamente encabeçada por São Paulo e Rio de Janeiro, e que agora chega a nove estados.

Títulos da Abrasp por estado
masculino/profissional

7 - São Paulo
5 - Rio de Janeiro
4 - Paraná
2 - Bahia | Paraíba
1 - Rio Grande do Norte | Alagoas | Ceará | Santa Catarina
[Campeões brasileiros]

Jean da Silva realizou um desejo que já foi de muitos catarinenses, e alguns de fato chegaram perto no passado.

O primeiro certamente foi David Husadel: tricampeão estadual de 1982 a 1984, vencedor do Op Pro de 1986, David alcançou os top 3 por dois anos seguidos - em 1989 e 1990 -, quando fez três finais e venceu uma.

Ivan Junckes, Carlos Santos, Saulo Lira, Ícaro Cavalheiro (top 30 nacional em 1991) - o surfe catarinense teve outros expoentes nos primeiros anos da Abrasp, porém Husadel foi o que mais se aproximou do topo.

Em 1992 começou o período de nove anos em que o título brasileiro foi definido pelas etapas nacionais do WQS. A conquista inédita poderia ter vindo com qualquer dos dois catarinenses mais em evidência no esporte - os irmãos Padaratz -, mas a prioridade era o circuito mundial. Eles até rondaram os top 5: Flávio venceu uma etapa em Torres em 1992 (quando foi campeão do WQS pela primeira vez) e em 1999, quando foi bi pelo Qualifying, terminou o ranking caseiro em 6º, sua melhor marca. Neco venceu cinco etapas entre 1996 e 1999, em três estados diferentes, mas chegou no máximo em 5º lugar, em 1996.

Outros nomes se destacaram no mesmo período: Roni Ronaldo foi top 30 em 1994 e 95; Guga Arruda ficou quatro temporadas entre os top 16, de 1996 a 1999, quando terminou em 4º - melhor colocação de um catarinense desde Husadel. No mesmo ano, Fábio Carvalho alcançou o 11º lugar.

Em 2000 foi inaugurado o SuperSurf, e o título nacional voltou a ser definido em um circuito restrito a brasileiros. Nesse novo cenário, Guga Arruda fez duas finais e voltou a frequentar os top 10. Fábio Carvalho chegou a uma decisão em 2000 e terminou o ano em 9º, seu melhor ranking. Até Flávio Padaratz, de folga da ASP, venceu uma etapa - a decisiva de 2000, na Vila. Mas outros nomes começaram a despontar - como Guilherme Ferreira, Pedro Norberto, Raphael Becker e James Santos, que no mesmo ano de 2000 conquistou o título brasileiro da divisão de acesso, então chamado de SuperTrials.

Dessa nova geração, quem quase trouxe o título brasileiro para Santa Catarina foi Andreas Eduardo. Em 2002, Andreas chegou a última etapa liderando o ranking, mas uma derrota na estreia na Prainha do Rio o derrubou para 6º. Despediu-se do circuito anos depois com duas finais e uma vitória na bagagem, sem contudo igualar a marca.

A esperança da conquista inédita para o estado passou para outros surfistas nos últimos anos. Um deles foi Marco Polo, que desde 2007 venceu três etapas do SuperSurf e foi top 5 duas vezes; mas a vaga na elite da ASP o levou a outras fronteiras. O mesmo aconteceu com Willian Cardoso, vice brasileiro em 2008, que soma duas finais e uma vitória no circuito caseiro, porém priorizou o WQS nas últimas temporadas.

Em 2010 surgiu o Brasil Surf Pro e Jean da Silva enfim trouxe a taça para Santa Catarina. Começou o ano com um resultado pouco promissor, mas nas quatro etapas seguintes chegou entre os oito melhores. Venceu em Búzios, voltou ao pódio na Joaquina e garantiu a conquista ao chegar às quartas-de-final na Barra da Tijuca.

Campanha de Jean no BSP 2010
R3 | QF | Campeão | SF | QF

O título se soma a outras conquistas do catarinense, campeão estadual em 2005 e vice em 2006, com duas vitórias pelo WQS e uma final pelo SuperSurf (na Joaquina em 2008, quando perdeu para Willian Cardoso). A meta agora é o WT.

Vitórias de Jean da Silva
2006 - WQS - Hang Loose Pro, Noronha
2008 - WQS - Estoril Coast Pro, Portugal
2010 - BSP - 3ª etapa, Búzios (RJ)

Além do campeão, outros três catarinenses fecharam o ano entre os top 30 do BSP: dois estreantes em pódios nacionais, comprovando a boa safra do surfe estadual - Diego Rosa (vice na Joaquina) e Thomas Hermes (campeão na Barra da Tijuca) -, e o veterano Guga Arruda.

0 Comentários: