quarta-feira, dezembro 26, 2007

1964 - World Championship Event

World Championship Event
Local: Manly Beach, New South Wales
Data: 17 de maio de 1964

Resultado
1. Bernard Midget Farrelly (AUS)
2. Mike Doyle (EUA)
3. Joey Cabell (HAW)
4. LJ Richards (EUA)
5. Mick Dooley (EUA)
6. Bobby Brown (EUA)

Resultado feminino
1. Phyllis O'Donnell (AUS)
2. Linda Benson (EUA)
3. H. Nicholson (AUS)


Informações complementares:
Foi o primeiro campeonato organizado com a intenção declarada de definir um campeão mundial de surfe. A competição era baseada na escolha de quatro ondas por cada surfista, durante um tempo determinado, e foi realizada em ondas pequenas. O surfe na época enfatizava o noseriding.
O evento foi patrocinado pela empresa petrolífera Ampol que "botou cerca de meio milhão de dólares em valores atuais", segundo a Surfline. As passagens aéreas foram fornecidas pela Qantas e Trans Australian. As finais tiveram cobertura televisiva.
Além da Austrália, houve competidores de seis países - EUA, Peru, França, África do Sul, Inglaterra e Nova Zelândia - porém o número de estrangeiros (não-australianos) foi "cerca de uma dúzia (...) os quatro últimos países citados tinham um representante apenas".
O público foi estimado entre 60 e 80 mil pessoas.
As finais foram realizadas com boas ondas de 2 a 4 pés e vento maral. Segundo a Surfline, "muitos observadores acharam que Cabell surfou melhor que os outros (...) com habilidade a agressividade (...) repetidamente surfando na frente dos demais competidores (rabeando) apesar do risco de perder 10% da pontuação segundo o critério de espírito esportivo". Doyle também fez uma boa apresentação, porém uma onda de Farrelly nos segundos finais equilibrou a disputa.
Um dos juízes - John Witzig - defendeu que Joey Cabell deveria ser escolhido o vencedor, mas a decisão do head judge Phil Edwards (com base na tática escolhida por Cabell) deu a vitória a Farrelly.
Farrelly, então com 19 anos, também havia vencido o Campeonato Australiano, preliminar do Mundial, finalizado em Manly no dia anterior - o que lhe deu vaga direto nas quartas-de-final, junto com os estrangeiros.
No feminino, a australiana Phyllis O'Donnell derrotou na final a californiana Linda Benson (única estrangeira na disputa).
A foto deste post foi publicada no livro "This Surfing Life".
Artigo de Nick Carrol
Fontes: Surfresearch / Surfa.com.au / TheAge / News.com.au / Surfline

Mais: Todos os campeões mundiais

0 Comentários: