sexta-feira, janeiro 12, 2007

1998 - 5ª etapa do Circuito Estadual

5ª etapa da Taça Governador do Estado/Mormaii Surf Pro
Válida também para o ranking brasileiro/nível 4A
Local: Praia do Ferrugem, Garopaba
Data: 31 de outubro a 1º de novembro de 1998

Resultado
1º. Flávio "Teco" Padaratz (SC)
2º. James Santos (SC)
3º. Júnior Maciel (SC)
3º. Guilherme Herdy (RJ)
5º. Guga Arruda (SC)
5º. Guilherme Ferreira (SC)
5º. Fábio Carvalho (SC)
5º. Raphael Becker (SC)

Semifinais: James Santos d. Júnior Maciel, Teco Padaratz d. Guilherme Herdy. Quartas-de-final: Júnior Maciel d. Guga Arruda, James Santos d. Guilherme Ferreira, Flávio Padaratz d. Fábio Carvalho, Guilherme Herdy d. Raphael Becker.


Informações complementares (segundo o site Surf Pro):
A competição teve "ondas de meio metro, predominando as esquerdas" no domingo decisivo. Apesar do vento sul e do frio, houve grande público na praia da Ferrugem.
Participaram competidores de diversos Estados, mas o único não-catarinense a chegar nas quartas-de-final foi o niteroiense Guilherme Herdy - que perdeu para o campeão Teco, como na etapa de São Francisco do Sul. Um dos destaques do evento foi Raphael Becker, atleta amador que liderava a categoria Open do Catarinense na época. Guilherme Ferreira atingiu a nota mais alta (9,75) do evento na primeira fase, após acertar uma batida "que desgarrou a rabeta e trazer até a bririnha dando várias batidas". Ferreira avançou até as quartas-de-final e se profissionalizou após o resultado. Guga Arruda venceu todas as suas baterias desde a primeira fase até ser derrotado por Júnior Maciel, também nas quartas (em revanche de disputa na fase anterior, vencida por Guga).
Na bateria decisiva, James Santos recebeu 5,5 na primeira onda, "porém Teco veio na de trás e tirou um 8". James recebeu 8,5 em sua segunda onda, "em que completou um 360º", e assumiu a liderança da bateria até "nos instantes finais (...) quando mesmo detendo a prioridade não marcou Teco (...) que pegou uma esquerdinha que abriu até a beira e recebeu nota 9". James ainda tirou uma nota 5,5, mas foi insuficiente para virar. Segundo a reportagem do Drop, "a falta de atenção nas regras de prioridade em confrontos homem-a-homem pesou na final". Foi a terceira vitória de Teco Padaratz no circuito estadual de 1989, que recebeu R$ 3 mil. Foram distribuídos R$ 10 mil entre os 16 primeiros, fazendo do circuito catarinense o regional mais rico da história do surfe brasileiro.
A etapa teve o patrocínio do Governo do Estado, Mormaii e Secretaria de Turismo do Município de Garopaba, e o apoio do Disk Surf e Associação de Surf de Garopaba. A promoção foi da Rede Atlântida FM.

Fonte: texto de Luciano Oliveira publicado no site Surf Pro e matéria de uma página publicada na edição nº 8 do jornal Drop (janeiro/1999), com texto de Felipe Fernandes e fotos de Marcos Ignácio.

Mais: Todos os eventos cadastrados de 1998

0 Comentários: