quinta-feira, junho 21, 2012

O Brasil nos Mundiais Masters da ISA

Jojó de Olivença no vice mundial em El Salvador/2011; o Brasil conquistou medalhas nas últimas três edições

Para divulgar o Mundial Master que acontece em julho na Nicarágua, a ISA publicou recentemente um release com a lista dos campeões mundiais da categoria.

Infelizmente a contagem oficial não inclui o Mundial de 2003, na Nova Zelândia. É compreensível: foi uma edição embrionária, com formato diferente dos atuais, incluindo até disputas de kneeboard, e o título por equipes definido apenas pelo tagteam. Ainda assim é uma pena: naquele mundial o Brasil fez o campeão individual nas duas principais categorias masculinas (Carlos Santos e Picuruta Salazar) e venceu o decisivo tagteam.

Nas quatro edições seguintes, o Brasil chegou perto de títulos - tanto por equipes quanto individuais -, porém eles ainda não vieram. Perto mesmo: tivemos dez finalistas e quatro vice-campeões individuais nesses quatro eventos.

Em 2011 faltou muito pouco: por equipes, o país chegou ao dia decisivo liderando o ranking, mas tomou a virada dos EUA por uma pequena margem de pontos. Colocamos quatro representantes em três das cinco finais, mas o título não veio. Em uma delas, Jojó de Olivença e Fábio Gouveia faziam dobradinha no alto do pódio, quando o portoriquenho Juan Ashton (que soma quatro medalhas de ouro individuais da ISA) virou no final.

No mês que vem temos nova chance. Alguns países já divulgaram equipe - como a Austrália, que venceu dois dos quatro mundiais -, mas não o Brasil. Segundo a ISA, Fábio Gouveia e Victor Ribas (que já foram top 5 do WT) integram o time nacional, mas o site da CBS lista outros nomes.

Curioso que é o quinto Mundial Masters da ISA realizado no continente americano, e o quarto na América Central - a competição ainda não visitou outras partes do mundo.

ISA World Masters Surfing Championship
Playa Colorado/Nicarágua - 14 a 22 de julho


Colocação do Brasil nos quatro Mundiais Masters anteriores:
2011 | 2º | El Salvador
2010 | 3º | Panamá
2008 | 3º | Peru
2007 | 10º | Porto Rico

0 Comentários: