domingo, novembro 27, 2011

A Tríplice Coroa Havaiana de 2011

A Triple Crown foi criada por Fred Hemmings em 1983 para valorizar a temporada no north shore, excluída naquele ano do tour, após a mudança de IPS pra a ASP. Ao retornar ao calendário, seus eventos foram reta final da corrida pelo título por quatro anos (1988-1991). Hoje não tem a mesma importância - apenas o terceiro evento em Pipe é valido pelo WT, e muitos tops deixaram de competir nos dois anteriores. Parte do encanto, porém, não se perde.

Tiago Pires resumiu em entrevista recente um pouco da dificuldade da Triple Crown, sua versatilidade: “São três ondas muito diferentes. Haleiwa é uma direita curta e poderosa, pede um surf rápido e com muita força; Sunset é mais maçuda e comprida, é preciso desenhar linhas amplas e usar bem os rails; e Pipeline é única e exclusivamente uma onda de tubos, os júris vão à procura de quem faz os mais intensos e profundos”.

E tem os locais. Dizer que a Triple Crown nunca foi vencida por um brasileiro é pouco, a honra é reservada a um grupo muito restrito. A princípio, o pessoal de casa - somente 10 das 28 edições foram vencidas por não havaianos. Entre os seis estrangeiros, Kelly Slater e cinco australianos, como Joel Parkinson, que levou as três últimas (igualando o feito de Sunny Garcia, que também foi tricampeão consecutivo). Os havaianos, porém, não vencem desde Andy Irons em 2006.

Número de títulos no Triple Crown
6 - Sunny Garcia
4 - Andy Irons, Derek Ho
3 - Joel Parkinson
2 - Kelly Slater, Gary Elkerton, Michael Ho
1- Tom Carroll, Michael Rommelse, Bede Durbidge, Kaipo Jaquias, Myles Padaca

Adriano de Souza não competia na Tríplice desde 2007, foi inclusive criticado por isso, mas este ano optou por uma temporada havaiana completa. Nas entrevistas em Haleiwa falou na conquista da Coroa, o que deve ter cutucado alguns egos, e justificou a pretensão com sua primeira final no Hawaii. Mineiro foi o quinto brasileiro a chegar na decisão em Haleiwa - repetiu Jihad Kohdr em 2008, Raoni Monteiro em 2005, Bernardo Pigmeu em 2004 e Armando Daltro em 2003 - mas ainda não foi dessa vez que um brasileiro levantou o troféu em Alii Beach.

A briga pela Triple Crown no entanto apenas começou. O primeiro evento em Haleiwa, rebaixado este ano para 6 Star, foi o menos valioso dos três. E deve ser também o definido nas menores ondas. A disputa continua agora em Sunset Beach com um Prime que começou hoje, em condições bem maiores.

O surfe brasileiro teve conquistas em Sunset, em especial as vitórias de Fábio Gouveia em 1991 e Raoni Monteiro em 2010, as duas únicas nacionais no north shore, ambas em ondas pequenas. Houve também o vice de Leo Neves em 2007, este com mar grande, e uma lista considerável de finais, semis e quartas. Resultados à parte, Sunset é um daqueles lugares onde uma onda apenas (como aquela de Jihad em 2009) ou uma série delas (como as de Aleho Muniz no mesmo evento) forjam uma reputação. Pela imponência das ondas e também pela tradição: Sunset foi a primeira praia do north shore a receber um campeonato de surfe, em 1965 (Makaha, onde Pedro Henrique conquistou o mundial junior em 2000, fica na costa oeste de Oahu), e a lista de campeões é um verdadeiro hall da fama do surfe.

Em Sunset o Triple Crown segue em jogo, mas há decisões mais dramáticas: como último prime do ano, é a chance final daqueles que não integram a elite de buscar os top 32. Os outros ainda tem Pipe como último recurso. A previsão para a semana é de ondas pesadas...

0 Comentários: