segunda-feira, janeiro 10, 2011

Calendário do surfe profissional em 2011

ASP
A disputa pelo 36º título mundial de surfe profissional começa no final de fevereiro, com as duas primeiras etapas do WT em sequência na Austrália - desde 2002 a temporada inicia em Gold Coast e Bells. Em maio o tour visita a Barra da Tijuca, o que não acontece desde 2000. Dois meses depois, em julho, é a vez de J-Bay. Em meados de agosto começa a maratona de seis eventos em quatro meses, com curtos intervalos: Taehupoo, a estreante Long Island em Nova Iork (com premiação recorde), Trestles, França, Portugal e The Search (em novembro). Por fim, o Pipemasters em dezembro.

Também é o primeiro ano integral com o novo formato, 36 atletas e renovações periódicas da elite; os outros eventos que pontuam para o ASP Men's World Ranking - Primes e Stars - estreiam antes do WT. O calendário Prime tem onze eventos, o primeiro em fevereiro (em Noronha, um dos três programados no Brasil) e o último em dezembro, no Hawaii (Sunset). Já os Stars começam e terminam antes: há cerca de 40 etapas previstas para acontecer de janeiro a novembro, sendo a última em Haleiwa (que até o ano passado era Prime). Esses calendários, contudo, costumam ser alterados ao longo do ano.

Fora o tour mundial, mas ainda ligado a ASP, há o Quiksilver in Memory of Eddie Aikau (cujo prazo vai de dezembro a fevereiro) e as disputas na categoria Pro Junior, cujo título mundial é decidido em janeiro na Austrália.

Abrasp
A disputa pelo 25º título brasileiro de surfe profissional começa no final de abril. A segunda edição do Brasil Surf Pro será como a primeira, com cinco etapas - as demais são em junho, julho, setembro e dezembro - e algumas definições para acontecer durante o ano.

O ranking nacional de acesso ao BSP contará com as etapas da Seletiva Petrobras (como acontece desde 2004) e, repetindo o ano passado, de outros seis circuitos - um regional e cinco estaduais.

Pelo quarto ano seguido, o Nordestino terá nove etapas, com premiações que superam os eventos de uma estrela da ASP. O principal regional do país passará por cinco estados diferentes entre fevereiro e outubro.

Dos estaduais, o primeiro a começar seria o Carioca, mas três das sete etapas previstas foram canceladas - seguem confirmadas outras a partir de abril. O Catarinense promete cinco eventos a partir de março; o Gaúcho três, a partir de abril; o Cearense quatro, também a partir de abril; e o Paulista três, a partir de maio.

ISA
Das competições promovidas pela entidade reconhecida pelo COI, que são amadoras mas também tem transmissão pela internet, as principais disputas são no meio do ano, ambas na América Latina.
Em maio é a vez dos jovens - o Quiksilver World Junior Surfing Championship será no Peru, que no ano passado recebeu a disputa por equipes.
E em junho e julho a disputa por equipes - o Billabong World Surfing Games - acontece no Panamá, que em 2010 recebeu a disputa masters.

Essas são as principais competições acompanhadas pelo Datasurfe; outras podem ser eventualmente incluídas.

0 Comentários: