sexta-feira, junho 18, 2010

1990 - 1ª etapa do Circuito Brasileiro

Op Pro
1ª etapa do Circuito Brasileiro
Local: Joaquina, Florianópolis (SC)
Data: 16 a 21 de janeiro de 1990

Resultado
1º. Tinguinha Lima (SP)
2º. Paulo Matos (SP)
3º. Victor Ribas (RJ)
5º. Amaro Matos (SP)

Semifinais
Paulo Matos d. Victor Ribas

Quartas-de-final
Victor Ribas d. Amaro Matos

Oitavas-de-final
Victor Ribas d. Wagner Pupo

Round 2
Victor Ribas d. Nelson Ferreira
David Husadel d. Rogério Soares

Round 1
Hemerson Marinho d. Roberto Casquinha
Carlos Burle d. Amaury Pereira
Renan Rocha d. Neno Matos
Amaro Matos d. Guilherme Gross
Rodrigo Resende d. Fábio Gouveia
Rogério Soares d. Cauli Rodrigues
Flávio Padaratz d. Otaviano Bueno
Ricardo Tatuí d. Douglas Lima
Magnus Dias d. Zé Paulo
Almir Salazar d. Tadeu Pereira
Nelson Ferreira d. Carlos Santos
Adalvo Argolo d. Eduardo Coutinho
Fernando Graça d. Marcus Brasa
Ivan Junkes d. Joca Júnior
Kias de Souza d. Ricardo Bocão
Victor Ribas d. Sávio Carneiro

Resultado Amador
1º. Renan Rocha, Márcio Okumura, Peterson Rosa, Joca Jr

Resultado Junior
1º. Victor Ribas, Sávio Carneiro, Aldemir Calunga, P.Rosa


Informações complementares:
Houve 154 inscritos. A premiação total foi de NCz$ 187 mil e a inscrição na categoria profissional custava NCz$ 950.
As triagens tiveram ondas de 2 pés, "merrecas". Matérias do dia 17 destacam: a estreia de Fábio Gouveia, então com 20 anos e melhor brasileiro no circuito mundial; as vitórias dos catarinenses Carlos Kxot, Saulo Lyra, Ary Ciampolini, Geraldo Souza e André Huebs no round 1 da triagem.
Matérias do dia 18 registraram: dos 16 surfistas que avançaram para a 4ª fase da triagem, dez eram amadores, com destaque para Victor Ribas e Joca Júnior; os treinos de Jojó de Olivença, campeão do evento em 1988; a participação de Piu Pereira, que competia no tour com Gouveia e Teco.
A última fase da triagem foi adiada para a sexta e também teve ondas de meio metro. O texto destaca Flávio Padaratz, Carlos Santos e Piu Pereira. Outra matéria retrata o catarinense Renato Hickel, então com 27 anos, que conseguiu "a façanha de ser o primeiro brasileiro head judge da ASP"; ele confirmou a realização de três etapas do circuito mundial no Brasil em 1990 (aconteceram duas).
O evento principal começou no sábado com ondas de 4 a 6 pés. Flávio Padaratz fez a melhor pontuação do dia, inclusive uma nota 9; a surpresa foi a derrota de Fábio Gouveia para Rodrigo Resende, em uma revanche do confronto no Mundial Amador de Porto Rico. Outros textos destacam as vitórias: do amador Rogério Soares sobre Cauli Rodrigues; do líder do ranking catarinense Ivan Junkes sobre Joca Jr.
No domingo decisivo foi realizada uma bateria especial (Super Heat) com todos os campeões do evento desde 1986: David Husadel, Pedro Muller, Roberto Casquinha, Picuruta Salazar e Paulo Matos.
O amador Victor Ribas fez a melhor média do campeonato (100 pontos) nas oitavas-de-final.
Devido a alta inflação (que atingiu 53,55% ao mês em janeiro), o valor da premiação foi corrigido, após longa reunião entre atletas, patrocinador e Abrasp no sábado à noite. O campeão Tinguinha recebeu NCz$ 33 mil, em vez dos NCz$ 28 mil inicialmente previstos.
Reportagem de página inteira no dia 14 retrata a "história de fama e sucesso" de Flávio Padaratz, então em seu segundo ano como profissional, abordando seu desempenho no circuito mundial, o apoio da família (mãe, irmãos, namorada) e de Avelino Bastos.
Nos dias anteriores ao evento foi realizado o Op Open (competição da categoria amadora organizada pela Abrasa e Fecasurf), que teve resultado polêmico. Peterson Rosa e Joca Jr (ambos integrantes da equipe que viajaria ao Mundial Amador no Japão) protestaram contra a vitória de Renan Rocha, mas Roberto Perdigão "analisou as papeletas e não constatou nenhuma irregularidade ou engano".
A competição de longboard (que recebeu o nome de Torneio Paulo Tendas, em homenagem ao surfista falecido em dezembro do ano anterior) foi vencida por Cisco Araña.

Mais: Todas as etapas do Brasileiro 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990

0 Comentários: