terça-feira, abril 13, 2010

A procura em Porto Rico


Brad Gerlach, Porto Rico/1987, em foto de Motaury Porto

Além dos óbvios, os tops da ASP têm mais um motivo para escapar do corte em setembro: o The Search deste ano, penúltima das dez etapas, será em Porto Rico, destino paradisíaco no Caribe.

9ª etapa: Rip Curl Pro Search
Local: Porto Rico
Data: 30 de outubro a 10 de novembro


Ex-colônia espanhola, o arquipélago é território autônomo dos Estados Unidos há pouco mais de um século - não um estado como o Hawaii, mas um "estado livre dependente". O The Search no quintal é mais uma boa notícia para os yankees na ASP este ano - três dos nove Primes são na Califórnia e outros dois no vizinho Hawaii, eles não tem do que reclamar.

Porto Rico integra as quatro Grandes Antilhas - as outras são Cuba, Jamaica e Ilha de São Domingos (onde fica a República Dominicana e o Haiti). Me pergunto se com essa proximidade os cartolas do surfe planejam alguma iniciativa em benefício do país devastado no começo do ano.

Será a sexta edição do The Search, que já passou por Ilhas Reunião, México, Chile, Bali e Portugal. Breve passado em que Andy Irons e Mick Fanning venceram dois eventos cada [lista de campeões].

Não há dúvida de que em termos de onda é uma excelente escolha, como atesta o guia da Surfline. Ou o fotógrafo Motaury Porto, que em uma surftrip ao vilarejo de Rincon, "tipo um North Shore havaiano", em 1987, pegou uma ondulação superior a 10 pés (registrada em um artigo no Waves em 2005).

Rincon é justamente o local onde Porto Rico estreou no surfe mundial, há mais de quatro décadas. Suas praias sediaram o Mundial de 1968, quarto dos seis campeonatos que antecederam a criação do circuito da IPS. Nat Young relatou em sua biografia que por uma semana as ondas não passaram de 3 pés em Dome's, mas foi finalizada com 8 pés perfeitos em Las Marias - "paredes lisas cor de esmeralda", segundo Drew Kampion.

Depois disso, Porto Rico estreou na ASP em 1984 e no WQS em 1995. Infelizmente o registro desses eventos no Datasurfe ainda não dispõe das condições do mar:
1984 - Jobo's - Jim Lane (EUA)/Kurt Wilson (EUA)
1995 - Las Marias/Rincon - Matt Keenan (EUA)/Baron Knowlton (EUA)
1995 - Dome's Beach/Rincon - Juan Ashton (PRC)/Chad Oxner (EUA)

Presume-se que Rincon seja a sede principal do The Search.

Em termos de talentos locais, a ilha já produziu alguns de relativo destaque. Duas entrevistas publicadas na Surfing Magazine - de Brian Toth e Dylan Graves ilustram isso. Rebuscando os arquivos do Datasurfe, encontra-se algumas finais de portorriquenhos no Qualifying, com quatro vitórias: Juan Ashton (que em 2008 foi campeão mundial master) venceu na Flórida/1994 e em casa, em 2005; Carlos Cabrero em Pipeline/2000, com ondas excelentes; e Josie Graves em Barbados/2007.

Mais sobre o The Search em Porto Rico na Surfline.

0 Comentários: