segunda-feira, abril 12, 2010

Os formatos das etapas do circuito mundial

Qual será o formato das etapas do WT com 36 competidores, após a redução de setembro?

O formato vigente está em uso desde 1992. Revisando: 48 surfistas (os top 44/45 + convidados) disputam o round 1 em baterias de três competidores; o vencedor avança ao round 3 e os demais 32 se enfrentam no round 2 (repescagem) no formato homem-a-homem - depois usado até a final.

Mas a idéia inicial, quando criou-se a elite, era outra. Veja os eventos em Bells e Narrabeen em 1992: a primeira fase tinha três rounds, cada competidor surfava em três baterias; e um sistema não muito simples de pontuação indicava os 16 melhores, que avançavam às oitavas. Os demais eram eliminados.

O pessoal era bem menos encanado com cronogramas, obviamente.

Antes, então, nem se fala. Até 1991, as etapas do antigo circuito da ASP não tinham uma restrição definida no número de inscritos e eram precedidas por triagens, às vezes longas, competições à parte. Em baterias de quatro competidores, definia-se os 16 classificados ao evento principal. No round 1, enfim no formato homem-a-homem, eles enfrentavam os back 14 (do 17º ao 30º da temporada anterior) mais dois convidados. Os vencedores encaravam os top 16 no round 2, e assim ia até o final.

Um top 16 precisava passar cinco baterias para vencer um campeonato. Um trialista às vezes precisava ganhar mais do que isso só para chegar ao evento principal.

Antes ainda, nos tempos da IPS, era comum cada evento ter seu próprio formato diferenciado - principalmente nos primeiros anos do tour. Havia campeonatos com baterias de seis competidores. Ou três semifinais, avançando dois de cada para a final. Ou repescagens em todas as fases - com o campeão da repescagem enfrentando o vencedor do evento principal em uma "grande final". E por aí vai.

Nos últimos anos surgiram algumas novidades em termos de formato. Tem o dual-system, com duas baterias homem-a-homem simultâneas na água. E a eliminação da repescagem, testada e reprovada em 2009 pela maioria dos competidores.

Daí a curiosidade. Como funcionarão as etapas do World Tour com 36 competidores? Não se fez muito alarde a respeito, mas está lá no livro de regras da ASP:

O round 1 terá 12 baterias de três competidores; os dois primeiros avançam ao round 3, os terceiros colocados vão para a repescagem. O round 2 tem quatro baterias de três competidores, os dois primeiros avançam ao round 3, os terceiros colocados são eliminados (os primeiros quatro a caírem). A partir do round 3 vale o formato homem-a-homem.

Esse formato estreia em Trestles. Interessante que entre o final de Teahupoo - quando será definido os 32 que continuam - e o início em Trestles há apenas nove dias de intervalo. O corte será cruel, vai ter gente mantendo as esperanças - e as reservas de voo e hotel - até em cima da hora.

0 Comentários: