segunda-feira, abril 19, 2010

O registro ideal

Aqui no Datasurfe, o formato dos resumos de campeonato vem evoluindo (ou assim gosto de pensar) desde a criação do banco de dados em 2006. É um verdadeiro trabalho de formiga: incluir as novas informações que a pesquisa apura, mas também repensar a forma como são apresentadas, para facilitar a consulta posterior.

Mas há limites óbvios para o que cabe em um blog. Por isso o resumo de cada evento no Datasurfe não pode ter muito mais do que já tem: uma mistura de ficha técnica com um breve texto, e sempre que possível muitos links, que possibilitem a quem consulta aprofundar sua pesquisa em outros lugares.

O formato ideal para registro dos campeonatos, o mais completo e detalhado, na verdade já existe: são os próprios sites que fazem a transmissão dos eventos. A lógica deles também é resultado de uma evolução. Nos bons, é possível encontrar com praticidade as principais informações. O espelho de baterias, a cada fase. Os resultados, com as somatórias. O resumo de cada bateria, com a ordem das ondas surfadas e não apenas as médias, mas as notas de cada juiz. Os recordes do evento e por dia. O relato cotidiano nas notícias. Às vezes, fotos e vídeos, com os destaques por dia e até mesmo o heat-on-demand, com resumo de cada bateria.

Seria o registro perfeito de cada evento para consulta posterior, não fosse um detalhe: é procedimento comum o patrocinador tirar o site do ar algum tempo depois do fim do campeonato. Se esses links fossem permanentes, bastaria ao Datasurfe - ou mesmo a ASP se quisesse - registrar seu endereço e pronto: dez anos atrás, Fulano teve seu momento singular de sucesso no circuito ao vencer uma bateria de um evento; hoje ele poderia resgatar essas informações com poucos cliques.

Mas os links não são permanentes, seja no mundial ou no brasileiro, os principais patrocinadores e as próprias entidades ocasionalmente reformulam seus sites e tudo vai para a lixeira (ou, na melhor das hipóteses, para algum computador particular). Os portais de notícias segmentadas fazem o mesmo: ao promover mudanças, raros tem a preocupação de manter a estrutura do que publicaram nos anos anteriores.

Prova disso é a quantidade de links no Datasurfe que batem no aviso "página não encontrada".

Da parte do patrocinador, que não gasta pouco para montar um site desses, isso é dinheiro jogado fora. E também oportunidade perdida, se pensarmos nos campeonatos como eventos de marketing. Para quem procura informações, é dificuldade ou memória apagada.

Qual o investimento necessário para manter esses sites em arquivo e com isso perpetuar a história de cada evento? Provavelmente bem menos do que custará para reunir tudo de novo quando, no futuro, enfim despertar o interesse.

Creio que enquanto não mudarem esse procedimento, não apenas os campeonatos do passado, mas também os próximos estarão fadados ao esquecimento - ou ao monopólio da informação, o que às vezes dá na mesma.

3 Comentários:

MaiNe disse...

Grande Gustavo!

Como bem disse uma vez o Julio Adler em seu Goiabada "A gente precisava fazer uma estátua pra esse cara!" Seu trabalho frente ao Datasurfe torna seu blog uma ferramenta de consulta constante e quase que obrigatória para todos nós que escrevemos sobre esse assunto. Inclusive estou escrevendo isso na minha coluna "Por Dentro do Tour" na próxima Revista Parafina (no ar dia 05/05).

Assim como vc, acredito que esse tipo de conduta deveria ser reavaliada, tanto pelos organizadores de eventos, quanto principalmente pela ASP, ABRASP e demais entidades do esporte, no sentido de se tentar preservar a história do surf competição, que hoje, não fosse o "Datasurfe" estaria praticamente enterrada.

É isso ai meu amigo, vida longa para o "Datasurfe" nossas futuras gerações merecem conhecer como tudo começou!

Mahalo!!

MaiNe

Surfe Catarinense disse...

MaiNe, valeu, ter a utilidade reconhecida é sempre um estímulo.
Mas troco a estátua por uma carona pra Vila, rara.
Quanto a prática de derrubar os sites, imagino que tenha a ver com direito autoral. O site da ASP tinha a cobertura das etapas do WT com galeria de fotos, mas tiraram na reformulação mais recente. Informação hoje em dia é dinheiro e nem todo mundo está disposto a distribuir o que tem... abs

manoel disse...

parabens cara pelo teu blog

nunca vi e acho q nao existe nada melhor!