quarta-feira, outubro 14, 2009

A vitória de Mineiro e o título mundial 2009


"The Soza" na Espanha

A vitória de Adriano de Souza na Espanha foi a 15ª de um brasileiro na primeira divisão. Ele tornou-se o décimo nome na lista, junto de Pepê Lopes, Daniel Friedman (pela IPS); Fábio Gouveia (4), Flávio Padaratz (2), Ricardo Tatuí, Victor Ribas, Peterson Rosa, Neco Padaratz (2) e Bruno Santos (pela ASP). [Vitórias brasileiras no Mundial]

As condições decepcionantes do mar não diminuem a conquista que veio premiar sua melhor temporada até hoje - Mineiro este ano já disputou três decisões de WCT e derrotou Kelly Slater duas vezes, uma delas pelo WQS.

Ele agora tem boas chances de igualar o melhor resultado de um brasileiro (o 3º de Victor Ribas em 1999) e até mesmo de trazer o inédito título mundial. Para quem questiona essa possibilidade, vale lembrar que há alguns meses Ian Cairns já vem prevendo na Surfline essa conquista, que acredita virá nos próximos três anos.

Indiferente do desfecho, seu segundo ano seguido entre os top 16 já está garantido, igualando feitos de Fábio Gouveia, Victor Ribas e Peterson Rosa. [O Brasil nos top 16] A próxima temporada de Adriano será sua quinta no WCT e ele caminha a passos largos para se tornar o melhor surfista brasileiro de todos os tempos.

Quanto ao título mundial de 2009, a súbita queda de rendimento de Parko no segundo semestre deixou equilibrada uma temporada que parecia definida e agora a corrida está em aberto. As duas etapas restantes - Portugal e Pipeline - são campeonatos de tubos. Segundo Renato Hickel no site da ASP, dez surfistas têm chances de levar a taça em 2009, mas Mick Fanning pode antecipar o desfecho se chegar à final da etapa lusitana, que começa na semana que vem.

0 Comentários: