quarta-feira, setembro 09, 2009

Slater versus aussies em Trestles


É esse, pega, pega

Começa no próximo domingo o "segundo turno" do WCT, com a sexta das dez etapas deste ano, em Lower Trestles, Califórnia. Alardeada como "a melhor onda de alta performance do mundo", Trestles integra o calendário da elite desde 2000 - ficou de fora somente em 2001, em virtude do atentado de 11 de setembro. Foram portanto oito edições até 2008. Kelly Slater disputou as últimas cinco finais e venceu três. Parko, atual líder do ranking, tem retrospecto bem menos favorável - venceu uma e nas outras seis que competiu chegou no máximo às quartas.

Ampla vantagem para o dono da casa? Possivelmente, mas sem querer desmerecer o octa, o próprio site do evento levanta dúvidas sobre duas de suas vitórias. Em 2005, conseguiu a virada sobre Phil McDonald nos minutos derradeiros da final com uma nota 9 por uma onda intermediária, para protesto veemente dos aussies. No ano passado, a virada sobre Taj Burrow, também no final da bateria, com duas notas acima de 9, a segunda também por uma onda intermediária, levou o head judge Perry Hatchet a dar entrevista justificando a decisão.

Ambas as viradas foram sobre australianos. Este ano Joel Parkinson tem talvez sua chance mais sólida de conquistar o inédito título mundial e Trestles é um degrau fundamental, inclusive pela possibilidade de fechar de vez a porta para Slater na corrida. Australiano ou não, qualquer um que derrube o "dono da casa" merece uma rodada por conta do líder. Quem sabe não será Adriano de Souza, que no Brasil venceu Parko e perdeu para Slater; mas em Huntington Beach enfim quebrou o tabu e derrotou o octa pela primeira vez? O brasileiro competiu apenas nas três últimas edições em Trestles e nunca passou das oitavas, mas não custa torcer.

Retrospecto de KS, Joel Parkinson e Mineiro em Trestles:

2000
JP - R3 | KS - R2
Parko venceu no R1 mas no R3 caiu por WO. Slater perdeu para Armando Daltro no R1 e para Shane Dorian no R2 - única vez que saiu de prima do evento.

2002
KS - semifinal | PK - oitavas
Ambos perderam no R1, se recuperaram mas foram posteriormente eliminados pelo campeão Luke Egan.

2003
KS - quartas | PK - quartas
Slater foi eliminado por Taylor Knox e Parko por Richard Lovett, eventual campeão. No R1 Parko perdeu para Neco Padaratz.

2004
PK - campeão | KS - vice
Parko novamente perdeu no R1, desta vez para Armando Daltro, depois atropelou até alcançar sua única vitória em Trestles até 2008.

2005
KS - campeão | PK - não competiu
Primeira vitória de Slater em Trestles, em final controversa com Phil MacDonald.

2006
KS - vice | PK - quartas | AS - R3
Slater venceu a revanche com Parko nas quartas-de-final, mas parou no também australiano Bede Durbidge na final. Em seu primeiro ano no WCT, Adriano foi eliminado por Phil McDonald, vice no ano anterior.

2007
KS - campeão | AS - R3 | PK - R2
Segunda vitória de Slater em Trestles (sobre Pancho Sullivan na final), enquanto Parko saiu de prima. Adriano perdeu para CJ Hobgood, atual vice do ranking.

2008
KS - campeão | PK - oitavas | AS - oitavas
Parko caiu para Dane Reynolds; Slater chegou à terceira vitória, também polêmica, desta vez sobre Taj Burrow. Adriano perdeu para Jeremy Flores.

0 Comentários: