quinta-feira, maio 14, 2009

Peterson bate Slater e Fanning em Choppos


Bronco em Teahupoo, 2002

"O atual sétimo colocado do ranking, Peterson Rosa, ditou o ritmo do Billabong Pro Teahupoo com um desempenho fenomenal no dia de hoje. (...) Ondas perfeitas de 8 a 10 pés quebraram durante o dia. O drama mostrou sua face assustadora desde cedo quando um barco virou antes da primeira bateria. Uma onda da série quebrou sobre ele, e apesar de não haver ninguém a bordo, o motor afundou e agora descansa no fundo da bancada.
Rosa, 27 anos, dominou a última bateria do dia e derrotou o hexacampeão mundial Kelly Slater e o campeão do WQS de 2001, Mick Fanning. Após abrir com um incrível tubo nota 9.25, ele esperou pacientemente pela próxima onda, já que esta manhã foi tomada a decisão de contar apenas as duas melhores notas de cada surfista - é a primeira vez que isso acontece no WCT.
Apesar de ambos Slater e Fanning arriscarem a vida em ondas ameaçadoras e completarem tubos enormes, foi o brasileiro que subiu o nível com seu backside e afinal marcou a maior somatória - 17.6 pontos. Sua última nota 8.35 deixou os dois oponentes em combinação.
"Me senti realmente confortável (...) era o tamanho de mar perfeito para o campeonato. Eu sabia que só eram necessárias duas ondas hoje, então esperei pelas boas, certas. Eu observei ele treinando antes do reinício do evento e fiquei pensando o que será que aconteceu", comentou sobre o atraso de Slater.
Slater, 30 anos, campeão do evento em 2000, estranhamente ausentou-se nos primeiros dez minutos do confronto. Apesar de ter surfado por duas horas antes, ele só apareceu no line-up quando os dois adversários já haviam pegado a primeira onda. Ele então tentou alcançá-los dropando ondas que normalmente nem olharia, mas pagou o preço sendo arrasado nas duas primeiras tentativas. Sua onda de abertura, em particular, arrancou sua camiseta de competição. Mesmo assim o público ficou impressionado, inclusive seu amigo e vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, que também estava na água assistindo ao show com seu penteado moicano."

Traduzido da cobertura da ASP

0 Comentários: