quinta-feira, abril 16, 2009

Noite de decisão em Bells Beach

Texto produzido para o Bipme.tv

Deve terminar esta noite [transmissão] a segunda etapa do WCT. Como de hábito, os donos da casa são favoritos - metade dos oito competidores ainda na disputa é de australianos, incluindo dois dos principais candidatos ao título da temporada: Joel Parkinson, vencedor da primeira etapa na Gold Coast, e Mick Fanning, campeão mundial em 2007.
Os outros dois "aussies" são relativas surpresas: o veterano Kieren Perrow e o convidado Adam Robertson. Todos os australianos enfrentarão estrangeiros nas quartas-de-final.
Parko pega o norte-americano CJ Hobgood. Ironicamente, CJ alcançou na temporada de 2001 (abreviada para apenas cinco etapas pelo atentado de 11 de setembro) o que Parko, favorito há pelo menos seis anos, nunca conseguiu: o título mundial. Vice em 2002 e 2004, Parkinson agora lidera as apostas após os resultados decepcionantes de outros concorrentes - como o nonacampeão Kelly Slater, que ainda não alcançou as oitavas-de-final em 2009.
Mick Fanning enfrenta o sul-africano Jordy Smith, um dos prodígios apontados como o futuro do surfe mundial, mas que chegou apenas pela primeira vez às quartas-de-final desde que ingressou no circuito, no ano passado.
Caso vençam, Parko e Fanning voltarão a se enfrentar, em uma revanche da semifinal da etapa anterior.
Os outros dois australianos competem com havaianos, com um detalhe interessante: nenhum dos quatro venceu uma etapa do WCT. Robertson pega o novato Kekoa Bacalso, campeão mundial pro junior de 2005, que vêm surpreendendo em sua temporada de estréia no tour; e Perrow enfrenta Fred Patacchia em um confronto de veteranos.
O Rip Curl Pro Bells Beach é o campeonato mais antigo do tour mundial, criado em 1973 - o blog Surfe Catarinense tem a lista de campeões com links para o resumo de quase todas as edições. O melhor resultado já alcançado por um brasileiro foi o vice-campeonato de Flávio Padaratz em 2000 - o blog também tem o retrospecto brasileiro no Rip Curl Pro. Este ano, os três brasileiros no evento foram eliminados nos rounds iniciais - o único que venceu uma bateria foi Jihad Kohdr.
A previsão do mar para hoje é promissora - a edição atual está sendo considerada a melhor em termos de ondas em alguns anos, e o dia decisivo parece que vai seguir a regra.


Parko

0 Comentários: