domingo, novembro 23, 2008

1973 - Smirnoff Pro

5º Smirnoff Pro
Local: Laniakea
Data: novembro de 1973

Resultado
1º. Ian Cairns (AUS)
2º. Jeff Hakman (HAW)


Informações complementares:
A competição tinha a maior premiação da época: US$ 10 mil no total.
Após dias de flat no north shore, Fred Hemmings Jr. optou por realizar o evento em Laniakea, com ondas de 8 pés. As ondas baixaram até 4 pés durante o dia, mas subiram novamente na hora da final, com séries ocasionais de até 10 pés.
Houve competidores da Austrália, Peru, Japão, Califórnia, Flórida e Hawai. Cairns não fazia parte da lista de 30 convidados e compareceu à praia na esperança de alguma ausência - o peruano Ivo Hanza não competiu.
As baterias eram de seis competidores cada. Na primeira, Cairns surfou com James Jones, Bunker Spreckels, Jimmy Blears, Mike Purpus; "ninguém reparou em sua prancha até ele se classificar em terceiro". Na semifinal, Cairns enfrentou Purpus, Jeff Hakman, James Jones, Larry Bertleman, Dave Balcerzak (o primeiro surfista da Flórida a disputar uma final no Smirnoff).
Na bateria decisiva, Hakman e Cairns disputavam ponto a ponto; Hakman pegou então uma onda de 9 pés e Cairns outra um pouco maior. Os juízes deram vitória a Cairns por 3 a 2. Ele recebeu US$ 5 mil.
Ao parabenizar Cairns pela vitória, James Blears disse que "nunca havia visto uma prancha de surfe tão rápida".
Ian Cairns, então com 21 anos, "era um desconhecido fora de Perth (...) ninguém nunca havia ouvido falar dele e da West Coast surfboards". A única prancha que ele levou para competição tinha um design inovador na época: uma bonzer (uma triquilha com duplo concave).
Na época, a "revolução no design de pranchas" então alardeada pelas revistas estava acontecendo na Califórnia, não na Austrália.
Cobertura Sports Illustrated (texto de Richard W. Johnston)

Mais: Todas as edições do Smirnoff Pro
Todos os eventos cadastrados de 1973

0 Comentários: