sexta-feira, novembro 21, 2008

1973 - Duke Kahanamoku Surfing Classic

9º Duke Kahanamoku Surfing Classic
Local: Sunset Beach e Waimea Bay, Oahu, Hawaii
Data: novembro de 1973

Resultado
1º. Clyde Aikau (HAW)
2º. Reno Abellira (HAW)
6º. Eddie Aikau (HAW)


Informações complementares:
Foi o primeiro campeonato realizado em Waimea Bay.
A competição começou em Sunset, mas o vento apertou e as ondas baixaram, forçando o adiamento das fases finais. Uma semana depois, entrou outro swell, enorme; a única praia com condições no north shore era Waimea Bay, que nunca havia sediado uma competição porque suas ondas eram consideradas muito pesadas e perigosas.
O dia decisivo teve ondas de 20 a 30 pés, inconsistentes.
As finais foram divididas em duas sessões de surfe; os juízes avaliaram as cinco melhores ondas de cada surfista, em cada sessão.
A maioria dos competidores optou por surfar mais no inside. Eddie Aikau sofreu um wipeout na primeira bateria e sua prancha perdeu-se contra as pedras; ele "perdeu um tempo precioso nadando para buscar outra". Clyde Aikau optou por uma prancha 7'6 (para "fazer um surf mais hotdog"); era pequena para as condições, mas ele classificou-se para a final surfando as ocasionais séries maiores.
Após as semifinais, James Jones e Jeff Hakman eram os favoritos - ambos já haviam vencido o evento em anos anteriores.
A final foi realizada à tarde. Houve reclamações de que as ondas estavam inconsistentes, não conectavam com o inside; apenas algumas séries maiores "ocasionalmente explodíam no lineup". Mas a comissão técnica optou por concluir a competição após reunir-se com a equipe da emissora de televisão que o filmava, a ABC.
Clyde Aikau e Reno Abellira pegaram as maiores ondas na final, mas "Clyde conseguiu aproveitá-las melhor até o inside (...) James Jones não conseguiu manter a vantagem que havia conseguido na fase anterior".
Como de hábito na época, o resultado foi anunciado na praia, após o final da bateria, e foi tão equilibrado entre Clyde e Reno que os juízes tiveram que fazer uma recontagem com as onze melhores ondas de cada um.
Quando Clyde foi anunciado vencedor, "foi abraçado pela mãe, Pops, Eddie, Sol, Myra (...) a família Aikau parecia a mais feliz do mundo". Ele recebeu um troféu e US$ 2 mil. A entrega de prêmios foi no restaurante de Duke, em Waikiki, e todos os competidores ganharam troféus.
Clyde surfou na final com uma 9'6. Ele era um alternate - não constava na lista original de convidados, mas ganhou vaga devido a uma ausência.
Fred van Dyke havia desistido de ser o diretor de prova do evento desde o ano anterior porque a pressão de surfistas e patrocinadores pelas 24 vagas era muito grande.
Cobertura SurfResearch

Fonte: Eddie would go - The story of Eddie Aikau, hawaiian hero and pioneer of bigwave surfing (Stuart Holmes Coleman)

Mais: Todas as edições do Duke Classic
Todos os eventos cadastrados de 1973

0 Comentários: