quarta-feira, novembro 19, 2008

1965 - Duke Kahanamoku Surfing Classic

Duke Kahanamoku Invitational
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: 15 de dezembro de 1965

Resultado
1º. Jeff Hakman (HAW)
2º. Paul Strauch (EUA)
3º. Felipe Pomar (PER)
4º· Jackie Eberle (HAW)
5º· Mike Doyle (EUA)
5º· Bobby Cloutier (HAW)
6º· Corky Carroll (EUA)
7º· Kimo Hollinger (HAW)

Convidados: Robert August, Joey Cabell, Corky Carroll, Rich Chew, Bobby Cloutier, Peter Cole, Mickey Dora, George Downing, Mike Doyle, Jackie Eberle, Skip Frye, Jeff Hakman, Fred Hemmings, Kimo Hollinger, Mike Hynson, Kealoha Kaio, Rusty Miller, Mickey Munoz, Greg Noll, John Peck, Felipe Pomar, Paul Strauch, Butch Van Artsdalen e Dewey Weber


Informações complementares:
Foi a primeira edição do evento e coincidiu com a formação do Duke Team. Foi também o primeiro campeonato realizado no north shore de Oahu.
O evento foi "um sucesso instantâneo (...) filmado pela CBS e transmitido no Sports Spectacular em abril de 1966, com apresentação de Larry Lindberg (...) foi indicado ao Emmy Award". Foi organizado por Kimo McVay em homenagem a Duke Kahanamoku. A festa do evento foi na boate de Duke em Waikiki, com apresentação do cantor havaiano (ainda pouco conhecido) Don Ho.
Fred Hemmings, integrante do Duke Team, trabalhou também como assistente administrativo, ajudando Kimo a definir o formato da competição; Fred Van Dyke foi o diretor de prova.
A idéia foi organizar um campeonato pequeno mas prestigiado, voltado para a cobertura televisiva. O Makaha Invitational era a principal competição da época, com cobertura do Wide World of Sports, da ABC. Sunset Beach (em havaiano, Paumalu) foi escolhida, apesar do desafio logístico, para distanciar os dois eventos. Segundo Hemmings, as primeiras edições foram organizadas "da varanda da casa de Val Valentine".
Foram convidados 24 surfistas, seguindo o conceito de que o Duke Classic deveria ter "os melhores dos melhores"; receber um convite era uma honra. Todos receberam um troféu semelhante a um Oscar, feito pela californiana Dodge Trophy Company.
O período de espera foi de 13 a 17 de dezembro. Segundo Hemmings, os favoritos eram Paul Strauch, Mike Doyle, Joey Cabell e Rusty Miller.
A competição aconteceu no dia 15, com ondas de 8 pés. Duke assistiu da praia. Jeff Hakman, então com 17 anos, ainda competia na categoria júnior em Makaha e sua vitória surpreendeu. O Honolulu Star Bulletin observou que as notas dos juízes Wally Froiseth e Buzzy Trent foram decisivas para o resultado.
A recepção foi no Moana Surfrider Hotel e a premiação no Waikiki Shell.
Cobertura Legendary Surfers / SurfResearch

Mais: Todas as edições do Duke Classic
Todos os eventos cadastrados de 1965

0 Comentários: