quinta-feira, outubro 09, 2008

1974 - Smirnoff Pro

Smirnoff Pro
Local: Sunset Beach e Waimea Bay, Hawaii
Data: 27 e 28 de novembro de 1974

Resultado
1º. Reno Abellira (HAW)
2º. Jeff Hackman (EUA)
3º. Clyde Aikau (HAW)
4º. Peter Townend (AUS)
5º. Sam Hawk (HAW)
6º. James Jones (HAW)

Semifinais: 1. Clyde Aikau, Sam Hawk, Larry Bertleman, Ian Cairns...; 2. Peter Townend, James Jones, Barry Kanauaipuni...; 3. Reno Abellira, Jeff Hakman..


Informações complementares:
Foi o primeiro grande evento do inverno havaiano e o que teve maior premiação no ano. Promovido por Fred Hemmings desde 1969, o Smirnoff Pro era móvel - teve edições em Makaha, Haleiwa, Sunset, Laniakea e Waimea.
Os 24 competidores eram convidados por Hemmings, para quem os interessados enviavam cartas justificando seu merecimento em participar. 20 vagas eram reservadas a havaianos - como Eddie e Clyde Aikau, Reno Abelira, Jeff Hackman, Gerry Lopez, James Jones, Barry Kanauaipuni, Rory Russel, Sam Hawk, Owl Chapman, Keone Downing, e os então jovens Michael Ho, Larry Bertleman e Buttons Kaluhiokalani.
Quatro vagas eram disputadas por não-havaianos - como Ian Cairns, Terry Fitzgerald, Paul Nielsen, Mike Purpus e Jeff Crawford.
No primeiro dia do evento, havia quatro alternates em Sunset: Shaun Tomson, Mark Warren, Mark Richards e Wayne Bartholomew. O californiano Tiger Markin foi considerado “no show” 20 minutos antes do início e Hemmings optou por Mark Richards.
Richards pediu vaga no evento após vencer o Mattara Open, em Newcastle, meses antes, e por ter sido vice-campeão da categoria amadora do Smirnoff no ano anterior (perdeu a final para Michael Ho).
No entanto, Richards não tinha na praia o dinheiro para inscrição, e só pode participar porque Wayne Bartholomew ofereceu-se para emprestar os 50 dólares necessários.
O primeiro dia teve ondas de 10 a 12 pés em Sunset Beach, segundo Mark Richards, “condições dentro da minha experiência e capacidade” – ele tinha então 18 anos e havia surfado ondas de até 15 pés. MR venceu suas duas primeiras baterias (estréia e quartas).
No dia seguinte, a competição foi transferida para Waimea Bay, com ondas de 20 a 30 pés e séries fechando a baía. Muitos competidores ficaram relutantes de entrar no mar. Hemmings, diante da possibilidade de um boicote, chegou a declarar que se fosse necessário ele mesmo surfaria para provar que era viável – o que depois ele admitiu ter sido um blefe. Segundo relato de Bartholomew, Hemmings reuniu os semifinalistas e perguntou quem entraria n’água – Eddie, Clyde e Sam Hawk foram os primeiros a levantar o braço.
Segundo Richard Johnston, "às 8h30 uma série de 35 a 40 pés fechou a baía (...) mas 45 minutos depois o mar acertou (...) com séries regulares de 20 a 25 pés; as maiores, monumentais, demoravam mais".
Era dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), feriado, e as disputas foram transmitidas ao vivo pela televisão. O público na praia foi estimado em 10 mil pessoas. Foi um dos primeiros eventos em que foi permitida a presença de caddies no canal, com pranchas reservas (mas poucos estavam dispostos a fazer esse favor naquelas condições).
Na primeira semifinal, Ian Cairns (campeão no ano anterior) perdeu a prancha em um wipeout que o tirou da disputa. Larry Bertleman também caiu ao tentar dropar uma onda de 25 pés. Clyde Aikau "surfou meia dúzia de ondas com habilidade e venceu (...) Sam Hawk também avançou à final".
Na segunda semifinal, Peter Townend (então com 21 anos) derrotou James Jones, "a primeira surpresa do evento". Barry Kanauaipuni quebrou a prancha e quase morreu afogado após um wipeout e decidiu não retornar para o final da bateria.
Na terceira semifinal, Reno Abellira (então com 24 anos) surfou uma onda de 30 pés e derrotou Jeff Hakman, que o havia derrotado na fase preliminar.
Durante a manhã, algumas ondas de 35 pés fecharam a baía, sem que ninguém tentasse dropá-las; segundo Fred Hemmings, "ninguém poderia surfar aquelas ondas".
Os resultados das baterias eram apurados após as disputas e anunciados em voz alta, em ordem inversa de colocação, na praia. Mark Richards relatou depois “ter pela única vez na vida rezado para perder para não ter que voltar pro mar” e foi atendido.
Segundo sua biografia, Eddie Aikau não competiu propriamente por estar mais preocupado com a segurança dos demais competidores (ele era chefe dos salva-vidas da praia). Peter Cole, Joe Angel e Ricky Grigg não competiram, mas surfaram Waimea durante todo o dia.
Foi a primeira vez que um campeonato teve cinco havaianos na final. Nenhum finalista usou prancha inferior a 9 pés. Clyde Aikau e James Jones eram os favoritos.
Na bateria decisiva, com séries constantes de 20 a 25 pés, era difícil surfar uma onda longa e conectar com o inside. Na metade da disputa, o locutor fez um comentário sobre o mar estar acalmando, quando entrou uma onda acima da média (Cole teria dito aos competidores que "quem pegasse aquela onda ganharia o campeonato"); James Jones tentou dropá-la, mas bateu em um backwash no meio do caminho e caiu, quebrando a prancha ao meio. Segundo relato de Jones, ele “emergiu do caldo semi-inconsciente e sem sentir metade do corpo”, mas foi salvo por Eddie, que atuava como caddie de seu irmão Clyde. Jones ainda voltou ao outside.
Clyde e Reno Abelira lideravam a bateria até perto do fim, quando Jeff Hackman pegou duas ondas muito boas, tirou um tubo na segunda, e entrou na disputa. Na praia, o resultado foi anunciado por Hemmings, em ordem inversa. Houve resmungos quando Clyde foi anunciado em 3º; e "um pandemônio" quando Hakman foi indicado segundo e Reno Abellira o vencedor. Abellira recebeu US$ 5 mil. Ele declarou nunca ter surfado ondas daquele tamanho até então.
Shaun Tomson afirmou décadas depois que este evento foi um marco para sua geração: “depois que MR mostrou o caminho em Waimea, ficamos determinados a superar seu feito”.
Cobertura Letssurfcoalition / Surfline / Surfermag / SportIllustrated (por Richard W. Johnston)
Comentário Júlio Adler

Outras fontes: Bustin' down the door - The surf revolution of '75, de Shaun Tomson; The History of Surfing, de Nat Young; Eddie would go, de Stuart Holmes Coleman.

Mais: Todos os eventos cadastrados de 1974

0 Comentários: