segunda-feira, novembro 10, 2008

História resumida do surfe


He’e Nalu

Primeiro período
A antiguidade do surfe. Dos primórdios ao início do século 20.
A origem do surfe; o surgimento do surfe em pé (Hawaii, século 10 ou 11); o surfe como ritual na sociedade havaiana; a descoberta do Hawaii por James Cook; os primeiros registros sobre o surfe; a ocidentalização do Hawaii; o declínio da milenar cultura havaiana.

Segundo período
O nascimento do surfe moderno. Do início do século 20 até a Segunda Guerra Mundial.
A superação do preconceito em relação ao mar; a praia como ambiente de lazer; George Freeth, Alexander Ford e Jack London; as primeiras obras literárias sobre o surfe; Duke Kahanamoku; a disseminação do esporte na parte continental dos EUA e na Austrália; salva-vidas, beach clubs, competições de surfe e de remada; a evolução dos equipamentos; Tom Blake, a hollow board e a quilha; Wally Froiseth e a rabeta pintail.

Terceiro período
A revolução industrial e cultural do surfe. Do pós-guerra aos anos 1950/60.
As mudanças tecnológicas que revolucionaram o surfe. Jack O'Neill, os irmãos Bob e Bill Meistrell e o wetsuit; as pranchas de poliuretano e resina, a produção comercial de equipamentos, as surfshops. Malibu, Miki Dora, Gidget e o localismo. Beach Boys. Bruce Brown, Endless Summer, revista Surfer. A surfwear. Makaha e o north shore de Oahu, Waimea Bay e Pipeline. As primeiras competições.

Quarto período
O nascimento do surfe profissional. Dos anos 1960 ao início dos anos 1980.
O surfe competição ao redor do mundo; formatos de disputa e critérios de julgamento; os primeiros mundiais entre 1964 e 72; Nat Young e as shortboards; a criação da IPS e o primeiro circuito em 1976; Rip Curl, Quiksilver, Billabong; Surfer, Surfing, Tracks; Wayne Bartholomew Bustin Down the Door; Shaun Tomson, Mark Richards, Ian Cairns; as cordinhas; biquilhas e triquilhas.

Quinto período
A consagração do surfe profissional. Dos anos 80 ao início dos anos 90.
A criação da ASP; Carrol e o primeiro contrato de um milhão de dólares; o boicote ao Apartheid; o fim do estigma de vagabundos e drogados; Curren, Occhilupo, Potter e o floater; a Europa no circuito mundial; Blazing Boards e o videocassete; Brasil, a nova potência do surfe; campeonatos em ondas grandes; o revival dos longboards; free surfers e bodyboarders.

Sexto período
A especialização do surfe profissional. Dos anos 90 à atualidade.

A divisão do tour em WCT e WQS (1992); Slater, maior recordista de todos os tempos; tail slide, aéreos e power surf; os primeiros havaianos campeões mundiais; Sunny Garcia, Andy Irons; G-Land e o conceito de Dream Tour; o retorno de Occhilupo; as constantes inovações tecnológicas, celular, internet; previsão de ondas, boletins de surfe, transmissões online de campeonatos; jet ski, tow-in e as novas fronteiras do surfe em ondas grandes; a globalização via WQS. Que rumo agora?

Algumas referências:
Livros:
The History of Surfing e Nat's Nat and That's Nat (Nat Young)
Eddie would go - The story of Eddie Aikau, hawaiian hero and pioneer of bigwave surfing ( Stuart Holmes Coleman)
Duke: The Life Story of Duke Kahanamoku (Joseph Brennan)
All For a Few Perfect Waves (biografia de Miki Dora por David Rensin)

Internet:
Ben Marcus / Surfing-art / Essay / Surfmuseum / Surfline / Wahine: Malibu boards / Inside Surfing / Legendary Surfers: Blake, Froiseth / 1965 / Club of the Waves
Wikipedia: Wetsuits / Pranchas / Surf Escola / Makaha Honolulu / Wannasurf / Mauro Escobar / Wavescape / Surfpedia / AllAboutSurfing / Rico de Souza / Júlio Adler / Marcelo Árias Zimbanet

0 Comentários: