sábado, agosto 02, 2008

A grande vitória de Tiago Pires


Tiago, Sunset Beach, 2000

"Saca mostra os dentes. Quando mostrará suas garras?" perguntava Júlio Adler no seu blog Goiabada, em 2005; reproduzia então um texto publicado na Revista Surf Portugal. Desde 2000 Tiago Pires buscava uma vaga no WCT, chegou a ficar de fora por uma mísera bateria, terminou 2003 em 27º - na porta.

Este ano, enfim, o primeiro surfista português no Dream Tour estava fazendo uma temporada de boas apresentações, mas resultados frustrantes - até a sexta etapa não passara do 3º round. Com toques de azar: no Tahiti recebeu uma nota 10, mas acabou eliminado por Joel Parkinson por uma interferência de remada.

No The Search, ele chegou enfim ao 4º round. Pires disse que a vitória sobre Slater foi a maior de sua carreira, apesar de alguns pódios no WQS. Sem dúvida a maior vitória do surfe lusitano na ASP - vale ler o comentário do compatriota Manuel Castro no Ondas.

Quanto aos pódios no Qualifying, segundo levantamento do SC, Tiago Pires venceu quatro eventos WQS entre 2000 e julho de 2008, e alcançou pelo menos dois vice-campeonatos em ondas acima de 8 pés. O blog apurou ainda 10 vitórias de outros três surfistas lusitanos: José Gregório (1), Ruben Gonzalez (3) e Justin Mujica (6). [Vitórias portuguesas no WQS]

Faltam dados para uma lista mais completa, mas segue, a seguir, as conquistas de Pires no WQS:

Em 2000, venceu o Shopping Buondi Pro (19ª etapa, 3 estrelas) em Vila Nova de Gaia, Portugal e foi vice-campeão do Rip Curl World Cup (31ª etapa, 6 estrelas) em Sunset Beach, no Hawaii - evento vencido por Sunny Garcia em ondas de 9 a 12 pés.

Em 2002, venceu o Billabong Pro (32ª etapa, 4 estrelas) em Irago, no Japão; o vice foi Luke Stedman.

Em 2005, venceu o Buondi Billabong Pro (24ª etapa, 6 estrelas) em Ericeira, Portugal; o vice foi Pedro Henrique.

Em 2006, foi bicampeão do Buondi Billabong Pro (29ª etapa, 5 estrelas), novamente em Ericeira, Portugal; o vice foi Fred Patacchia.

No ano passado, na campanha que enfim o levou aos top 45, terminou em 5º sem vencer nenhuma etapa. Seu melhor resultado foi o vice-campeonato no Drug Aware Pro O'Neill (8ª etapa, 6 estrelas prime) em Margaret River, Oeste da Austrália; vencido por Kieren Perrow, o evento teve ondas de 10 pés.

Este ano, foi o primeiro integrante dos top 45 a derrotar Kelly Slater em uma etapa do WCT - no The Search, em Bali. Em esquerdas tubulares de 8 pés, de virada, no minuto final.


Em Uluwatu, Tiago Pires 17.57, Kelly Slater 16.33.

0 Comentários: