quarta-feira, abril 16, 2008

O tour mundial em Durban, África do Sul



Começa esta semana em Durban o terceiro evento Prime do WQS 2008 - os anteriores foram em Noronha e Margaret River.

Será somente a segunda edição do Quiksilver Pro Durban, vencido em 2007 pelo australiano Luke Munro - o sul-africano Jordy Smith, eventual campeão do circuito, foi vice.

A primeira opção para as disputas é o New Pier, mas o evento é móvel e pode ser transferido para os tubos de Cave Rock, por isso é Prime; o tradicional The Mr Price Pro, também realizado em Durban, em junho e julho, não tem o mesmo status. Ambos são 6 estrelas.

Quatro brasileiros já venceram em Durban, todos no Mr Price (WQS): Peterson Rosa em 2001, Beto Fernandes em 2002, Neco Padaratz em 2003 e Jihad Kohdr em 2007.

Durban sedia campeonatos de surfe desde o primeiro Gunston 500, em 1969. Foi neste evento que um surfista brasileiro chegou pela primeira vez a uma final do Circuito Mundial: em 1989, Flávio Padaratz foi derrotado por Brad Gerlach.

A história do surfe mundial teve muitos capítulos interessantes na África do Sul.

O sul-africano Shaun Tomson, campeão mundial em 1977, venceu o Gunston 500 por seis anos consecutivos (1973-1978) - recorde absoluto.

Em 1981, Martin Potter, com 15 anos de idade, estreou no tour com duas finais seguidas (Gunston e Mainstay Magnum) - Pottz foi campeão mundial em 1989.

Mark Occhilupo, aos 18 anos, teve o primeiro de seus 17 triunfos no Circuito Mundial em Jeffrey's Bay, em 1984, quando ofuscou o então campeão mundial Tom Carroll em ondas de 10 pés.

Após conquistar o bicampeonato mundial naquele ano, Carroll iniciou um boicote aos eventos sul-africanos do tour em protesto ao Apartheid - Curren e Potter aderiram. Nelson Mandela só foi libertado da prisão em 1990.

Em 1985, Wes Laine venceu o Spur Steak Ranch Surfabout em ondas perfeitas de 15 pés em Outter Kom - o maior mar em um campeonato fora do Hawaii até então. Outter Kom também quebrou no Surfabout do ano anterior, com ondas de 10 a 12 pés - Greg Day foi o campeão.

Entre muitas outras histórias; esta semana, um novo capítulo será escrito.

2 Comentários:

Surf4ever disse...

Que foto essa aí de Outter Kom em 85, hein, bro? Alucinante! Muito show essas informações. Não sabia que o Pottz tinha começado com tão pouca idade. E essa dos caras protestarem contra o Apartheid, muito legal relembrar essas coisas.
Valeu pelo drop lá!
Abraço,
Gustavo

Surfe Catarinense disse...

Achei essa foto no Wavescape (www.wavescape.com.za), um site sul-africano com bastante info - tem mais algumas desse dia. E a história do boicote contra o Apartheid é relatada em detalhes na biografia do Tom Carrol, The Wave Within.