sexta-feira, abril 18, 2008

1987 - The Quiksilver in Memory of Eddie Aikau

The Quiksilver in Memory of Eddie Aikau
Local: Waimea Bay, Hawaii
Data: 21 de fevereiro de 1987

Resultado
1º. Clyde Aikau (HAW)
2º. Mark Foo (HAW)


Informações complementares:
Foi a primeira edição em Waimea do evento patrocinado pela Quiksilver em homenagem a Eddie Aikau. Houve controvérsia entre os surfistas se a disputa deveria mesmo ser realizada porque as ondas estavam muito grandes e perigosas. Em entrevista a TV de manhã, Mark Foo disse "Eddie would go" - frase depois eternizada em adesivos, camisetas, etc.
A competição foi realizada com ondas de 20 pés e vento maral, com séries maiores fechando a baía. Mark Foo abriu vantagem no início da disputa. Na bateria final, Clyde Aikau declarou ter visto duas tartarugas nadando calmamente no outside, e decidiu seguí-las (segundo crença havaiana, animais podem representar guardiães espirituais). Ele afastou-se dos demais por duas vezes e ficou em posição para pegar duas ondas enormes que entraram nos minutos finais da disputa e que definiram o resultado. No livro Eddie would go, biografia de Eddie Aikau escrita por Stuart Holmes Coleman, Clyde declarou acreditar que as tartarugas eram os espíritos de Eddie e Jose Angel, e que os três venceram a competição juntos.
Algumas fontes registram que o evento foi em fevereiro de 1986.
Cobertura Quiksilver
Fonte: Eddie would go - The story od Eddie Aikau, hawaiian hero and pioneer of big wave surfing, de Stuart Holmes Coleman.

Mais: Todos os "Eddies"
Todos os eventos cadastrados de 1987

0 Comentários: