segunda-feira, novembro 19, 2007

A principal arena do surfe

Vencer no Hawaii é muito difícil. Como bem comentou o Rabbit na ASP, as três últimas etapas do Circuito Mundial (duas do WQS e uma do WCT) são objeto de desejo dos top 44, dos locais, dos emergentes do Qualifying, e as condições costumam ser desafiadoras.

A única vitória brasileira no north shore de Oahu foi em 1991, antes da divisão em WCT e WQS. Fábio Gouveia foi campeão do Hard Rock Cafe World Cup, em Sunset Beach, com ondas de 4 pés. A pesquisa apurou algumas finais e semis desde então, mas ainda faltam dados para gerar qualquer estatística.

Nos últimos anos, as três taças que nesta temporada seguem em disputa - Haleiwa, Sunset e Pipeline - têm ficado em mãos havaianas ou australianas. Norte-americanos em geral tiveram essa glória nos anos 90, mas a história mudou desde a vitória de Rob Machado no Pipemaster de 2000.

Kelly Slater, recordista de vitórias em Pipeline (cinco troféus), não vence lá desde 1999, em parte devido aos irmãos Irons - em 2001 KS foi vice de Bruce e em 2006 de Andy. Andy Irons levou 4 dos últimos 5 Pipemasters e está a um de igualar o recorde.

Além dos títulos dos eventos, está em jogo o da Tríplice Coroa, vencido seis vezes por Sunny Garcia (e quatro por Andy Irons). O blog publicou recentemente as listas de campeões do Triple Crown e do Pipemasters.

0 Comentários: