sábado, outubro 20, 2007

Decisão à brasileira



A decisão da temporada WCT será na Vila ou em Pipeline? Quem torce por Mick Fanning quer que a corrida termine já no Brasil; quem prefere Taj Burrow, Kelly Slater ou suspense até a última bateria, torce por um desfecho no Hawaii.

A torcida brasileira testemunhou a definição do WCT em cinco ocasiões desde a criação do circuito, 16 anos atrás.

Em 1992, Kelly Slater conquistou seu primeiro título mundial no Alternativa Surf, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Matt Hoy eliminou Sunny Garcia nas oitavas, garantindo o caneco para Slater (que perdeu na bateria seguinte para Tom Carroll). Damien Hardman venceu a etapa.

Em 1999, Mark Occhilupo garantiu o título também no Rio, quando derrotou Raoni Monteiro e viu Flávio Padaratz eliminar Michael Campbell, seu único concorrente, ainda na 3ª fase. Na final, Taj Burrow superou Shea Lopez.

Em 2000, mais uma vez no Rio, Sunny Garcia conquistou o título mundial na Barra da Tijuca. Sunny levou a taça com as derrotas de Luke Egan e Jake Paterson nas oitavas, depois perdeu na semi para Taj Burrow (eventualmente batido por Kalani Robb na final).

Em 2004, já na praia da Vila, em Imbituba, Andy Irons alcançou o tricampeonato do WCT após a eliminação de Joel Parkinson no 3º round para o wildcard Tânio Barreto. Irons perdeu nas oitavas para Tom Whitaker (eventualmente derrotado na final por Taj Burrow).

Em 2005, Kelly Slater chegou ao heptacampeonato mundial também na praia da Vila. KS perdeu para Travies Logie no 4º round, mas garantiu o título com a vitória de Nathan Hedge sobre Andy Irons nas quartas-de-final. Damien Hobgood venceu Victor Ribas na final.

Este ano, somente Fanning, Slater e Burrow disputam a temporada. E os três já venceram em Imbituba.

Kelly Slater derrotou Mick Fanning na final de 2003, no primeiro ano em que a etapa voltou para Santa Catarina - o dia decisivo teve boas ondas de 5 pés. A decisão da temporada foi pro Hawaii e KS tomou a virada de Andy Irons, que chegou ao bicampeonato em Pipeline.

Taj Burrow conquistou a etapa brasileira no ano seguinte (2004), ao superar Tom Whitaker na decisão (como citado acima) em ondas de 3 pés.

E Mick Fanning enfim venceu no Brasil em 2006, passando por Damien Hobgood na final, em ondas mexidas de 6 pés. Mas Slater já tinha fechado a conta em Mundaka e nem veio.

Faltam três semanas.

0 Comentários: