quinta-feira, agosto 23, 2007

2004 - WQS 07: Salomon Masters

Salomon Masters
7ª etapa do World Qualifying Series
Local: Margaret River, Oeste da Austrália
6 estrelas - Premiação: US$ 125 mil

Resultado
1º. Neco Padaratz (SC)
2º. Raoni Monteiro (RJ)
3º. Greg Emslie (AFS)
4º. Jake Paterson (AUS)
5º. Damien Hobgood (EUA)
5º. Tom Whitaker (AUS)
7º. Phillip MacDonald (AUS)
7º. Daniel Ross (AUS)

Semifinais: 1. Neco Padaratz, Greg Emslie, Damien Hobgood, Phillip MacDonald; 2. Raoni Monteiro, Jake Paterson, Tom Whitaker, Daniel Ross.

Ranking WQS após 7ª etapa
1º. Neco Padaratz (SC) - 5.845 pts
2º. Greg Emslie (AFS) - 5.488 pts
3º. Marcelo Nunes (RN) - 4.860 pts
4º. Raoni Monteiro (RJ) - 4.680 pts
5º. Travis Logie (AFS) - 4.558 pts


Informações complementares:
Houve 270 inscritos, de 18 países. Foi a última prova da perna australiana do WQS, que antecedeu a segunda etapa do WCT, o Rip Curl Pro, em Bells Beach.
Segundo a reportagem de João Carvalho, "Margaret River apresentou todo o seu potencial (...) o Salomon Masters começou com ondas gigantescas de mais de 5 metros de altura e durante toda a semana as séries não baixaram dos 2 metros".
No domingo, o forte vento prejudicou a formação das ondas.
Na bateria decisiva, Neco Padaratz garantiu a vitória nos dez minutos iniciais, com notas 9,33 e 9,17 em duas ondas seguidas - ele fez a maior pontuação do campeonato (18,5 pts de 20 possíveis). Neco, então campeão do WQS, recebeu US$ 15 mil e 2.750 pts, assumindo a liderança do ranking.
Raoni Monteiro, então estreante no WCT, conquistou o vice-campeonato com uma nota 6,33 nos últimos segundos. A última vez que o Brasil havia conseguido uma dobradinha no WQS também havia sido com Raoni, no ano anterior, em uma etapa 6 estrelas no Japão (Marcelo Nunes foi o vice).
Líder do ranking até o evento, Marcelo Nunes perdeu nas oitavas-de-final.
Também competiram no dia decisivo Renan Rocha, Paulo Moura e Danilo Costa. Moura e Costa foram eliminados nas quartas-de-final por Neco Padaratz e Greg Emslie.
Na mesma fase, Renan Rocha foi derrotado por Raoni Monteiro e Jake Paterson.
Segundo o texto de Ader, Margaret River sediou um evento mundial pela primeira vez em 1985 (vencido por Mark Occhilupo). Esta foi a segunda vez em vinte anos de disputa que um surfista estrangeiro venceu o campeonato, um dos mais tradicionais da Austrália. Em 1996, o norte-americano Chris Gallagher foi campeão. Neco havia chegado perto do título em quatro oportunidades: chegou em três semifinais e foi vice em 2001, derrotado por Mick Fanning.
Cobertura Surfpoint

Fonte: texto de Ader Oliveira no site Waves e texto de João Carvalho na internet.

Mais: Todas as etapas do WQS 2004
Todos os eventos cadastrados de 2004

0 Comentários: