segunda-feira, agosto 06, 2007

1996 - WQS 53: OP Pro Haleiwa

OP Pro Haleiwa
53ª etapa do World Qualifying Series
Data: 16 a 25 de novembro de 1996
3 estrelas - Premiação: US$ 40 mil
Local: Alii Beach, Haleiwa, Oahu, Hawaii

Resultado
1º. Kaipo Jaquias (HAW)
2º. Pancho Sullivan (HAW)
3º. Derek Ho (HAW)
4º. Shea Lopez (EUA)
5º. Sunny Garcia (HAW)
5º. Dan Malloy (EUA)
7º. John Shimooka (HAW)
7º. Kalani Robb (HAW)

Semifinais
1: Pancho Sullivan, Derek Ho, Sunny Garcia, John Shimooka
2: Kaipo Jaquias, Shea Lopez, Dan Malloy, Kalani Robb

Quartas-de-final
1: John Shimooka, Derek Ho, Pedro Muller, Todd Prestage
2: P. Sullivan, Sunny Garcia, Mark Bannister, David Gonsalves
3: Kaipo Jaquias, Dan Malloy, Shaen Sutton, Richard Lovett
4: Kalani Robb, Shea Lopez, Dean Randazzo, Jeff Deffenbaugh


Informações complementares:
A 14ª edição do Op Pro foi marcada pela mudança de Huntington Beach para Haleiwa, no Hawaii. A reportagem ressalta que o evento foi palco no passado para confrontos épicos entre Tom Curren e Mark Occhilupo, mas que alguns anos antes passou de etapa do WCT para o WQS. 35 dos top 44 do WCT não competiram no evento.
Durante a competição, a água de Haleiwa esteve escura e barrenta, devido às três semanas de chuva consecutiva; "parecia que as águas do north shore tinham sido filtradas pela mãe de todos os saquinhos de chá".
O dia decisivo teve água mais clara, forte correnteza e ondas de 6 a 8 pés, "com ocasionais bombas de 10 pés engolindo a bóia de marcação no outside e despejando o temível espumeiro de Haleiwa por toda a bancada".
Na semi, Pancho Sullivan tirou o único dez perfeito da competição, com um tubo de dez pés. Dan Malloy, então com 19 anos, foi a revelação do evento: passou seis baterias desde as triagens, eliminando Larry Rios, Hans Hedemann, Jason Magallenes, Shaw Sutton e Garret McNamara, antes de perder na semi para Jaquias e Shea Lopez.
Derek Ho abriu a bateria decisiva com um wipeout impressionante, ao tentar um drop atrasado em uma onda de 10 pés. Pancho Sullivan recebeu a terceira nota 10 no evento (somente uma perfeita, na semi), por um tubo seguido de uma rasgada sob o lip. Kaipo Jaquias assumiu a liderança após um 9.6 por um snap seguido de tubo. Pancho precisava de 6.78 e recebeu 6.57 em sua última onda. Jaquias dedicou a vitória à sua mãe, que estava de aniversário. Após as etapas seguintes no Hawaii, Jaquias também conquistou a Tríplice Coroa Havaiana.
Espelho de bateria
Fonte: edição da revista Surfer (maio/1997), com texto de Steve Barilotti e fotos de Jeff Divine e Joli.

Mais: Todas as etapas do WQS 1996
Todos os eventos cadastrados de 1996

0 Comentários: