OP Pro
26ª etapa do World Qualifying Series
Local: Huntington Beach, Califórnia, EUA
Data: 29 de junho a 3 de julho de 1993
Premiação: US$ 60 mil
Resultado
1º. Sunny Garcia (HAW)
2º. Jojó de Olivença (BA)
3º. Shane Beschen (EUA)
4º. Barton Lynch (AUS)
5º. Rob Machado (EUA)
5º. Shane Dorian (HAW)
7º. Matt Hoy (AUS)
7º. Chris Brown (EUA)
Semifinais
1: Jojó Olivença, Shane Beschen, Rob Machado, Matt Hoy
2: Sunny Garcia, Barton Lynch, Shane Dorian, Chris Brown
Quartas-de-final
1: Rob Machado, Matt Hoy, Ross Williams, Vetea David
2: Jojó Olivença, S.Beschen, Marty Thomas, Martin Potter
3: Shane Dorian, Sunny Garcia, Fábio Gouveia, Richard Marsh
4: Chris Brown, Barton Lynch, Todd Miller, Flávio Padaratz
Oitavas-de-final
1: Matt Hoy, Rob Machado, Rodrigo Dornelles, Rob Bain
2: Vetea David, Ross Williams, Conan Hayes, Adam Replonge
3: S.Beschen, Jojó Olivença, Richie Collins, Kelly Slater
4: Marty Thomas, Martin Potter, Jeff Booth, Luke Egan
5: Fábio Gouveia, Shane Dorian, Taylor Knox, Todd Holland
6: Sunny Garcia, Richard Marsh, Mike Rommelse, Shane Herring
7: Chris Brown, Todd Miller, Derek Ho, Tony Ray
8: Flávio Padaratz, B.Lynch, Graham Wilson, José Wanderley
Ranking WQS após 26ª etapa
1º. Rob Machado (EUA) - 6.490 pts
2º. Chris Brown (EUA) - 5.810 pts
3º. Taylor Knox (EUA) - 5.415 pts
4º. Barton Lynch (AUS) - 5.300 pts
5º. Jeff Booth (EUA) - 4.945 pts
9º. Renan Rocha (SP) - 4.285 pts
17º. Tadeu Pereira (SP) - 3.910 pts
20º. Victor Ribas (RJ) - 3.880 pts
Resultado Júnior
1º. Chris Strother, Kalani Robb
Resultado feminino
1ª. Kim Mearig, Frieda Zamba
Resultado Longboard
1º. Joel Tudor, Joey Hawkins
Informações complementares:
O Op Pro "é o mais tradicional campeonato de surf nos EUA" e a versão 1993 teve a "reabertura do Pier, totalmente remodelado, com arquibancadas para o público". "A maioria dos top 44 esteve presente", com exceção de Tom Carroll, Damien Hardman, Dave Macaulay e Gary Elkerton. Foi o segundo evento 4 estrelas do ano. Kelly Slater e Shane Beschen participaram pela primeira vez na temporada de um WQS nos EUA.
O número de inscritos - 192 - igualou o recorde da temporada, atingido no Life´s a Beach Open, semanas antes. As triagens duraram quatro dias. 26 brasileiros competiram, o maior número em um evento fora da América do Sul no ano. Nove das 32 vagas no evento principal ficaram com brasileiros. O texto destaca Rodrigo Dornelles e Renato Wanderley, que chegaram às oitavas-de-final. Também cita os trialistas Grant Frost (campeão mundial amador), Brad Gerlach e Donovan Frankeireiter.
A competição teve "ondas excelentes (...) boas esquerdas e direitas de 3 a 4 pés (...) Al Hunt declarou que foi o Op Pro mais consistente da história".
Na 1ª fase do evento principal, a reportagem destaca as vitórias de Rob Machado (então líder do ranking WQS), Fábio Gouveia e Flávio Padaratz. Rob Machado e Rodrigo Dornelles eliminaram Renan Rocha nessa bateria. Guilherme Herdy (que venceu três baterias) perdeu neste round para Ross Williams e Vetea David. Kaipo Jaquias foi o único top da ASP eliminado na estréia. Jojó de Olivença avançou com Shane Beschen. Outros quatro brasileiros foram eliminados na 3ª fase: Joca Júnior, Tadeu Pereira e os irmãos Victor e Plínio Ribas. Renato Wanderley conseguiu a classificação "nos últimos segundos".
As oitavas-de-final foram realizadas na quinta-feira e o evento terminou no sábado, pois domingo era 4 de julho, feriado da Independência dos EUA (alguns anos antes, uma edição do Op terminou em confrontos entre o público e a polícia, o que a organização buscou evitar).
Pelas oitavas, com ondas de 4 pés, Shane Beschen e Jojó de Olivença eliminaram Richie Collins e Kelly Slater (Jojó superou Collins por 2 décimos). Collins "só teve uma onda boa, média 7,88 (...) irado, xingou os juízes e fez declarações exaltadas à imprensa (...) mais tarde Renato Hickel, headjudge da ASP, usou pela primeira vez imagens em vídeo para provar que a onda não valia mais que 7,5". O resultado dessa bateria deu notoriedade a Jojó na imprensa local e ele passou a contar com o apoio da torcida. Foi a terceira vez consecutiva que Jojó chegou às quartas-de-final de um evento. Na mesma fase, Rodrigo Dornelles foi eliminado por Matt Hoy e Rob Machado. Fábio Gouveia avançou em primeiro, seguido de Shane Dorian, eliminando dois norte-americanos. Flávio Padaratz também venceu sua bateria (Teco recebeu uma nota 8,33), com Barton Lynch em segundo, eliminando Renato Wanderley (que também recebeu um 8,33, a maior nota do dia).
As quartas-de-final foram na sexta. Rob Machado e Matt Hoy venceram a primeira disputa. Jojó dominou sua bateria contra Shane Beschen (em segundo), Martin Potter e Marty Thomas. Fábio Gouveia foi eliminado por Shane Dorian e Sunny Garcia em uma disputa equilibrada. Flávio Padaratz ficou em quarto em sua bateria, atrás de Chris Brown, Barton Lynch e Todd Miller.
O sábado decisivo teve as finais do longboard, feminino, júnior, tag team e miss biquíni, além da categoria principal. Somente três dois oito semifinalistas eram norte-americanos. Jojó venceu a primeira semifinal com "a melhor onda do campeonato (...) um batidão no outside e uma perfeita conexão de manobras até a beira numa direita de 6 pés". Nessa bateria Matt Hoy cometeu uma interferência. Foi a quarta dobradinha de Jojó e Shane Beschen.
Na bateria decisiva, Jojó dominou até sete minutos para o término, quando "Sunny Garcia dropou uma da série de backside, deu um superfloater, conectou com um bottom turn perfeito e deu um batidaço na junção (...) nota 9.33".
No Tag Team, houve disputa em três dias. Na soma dos resultados, o time havaiano (Kaipo Jaquias, Sunny Garcia, Marty Thomas, Shane Dorian e Derek Ho) venceu a Austrália. EUA e Brasil (com Tadeu Pereira, Victor Ribas, Flávio Padaratz, Ricardo Tatuí e Fábio Gouveia) empataram em 4º lugar.
Espelho de bateria
Fonte: matéria no encarte InFluir da edição nº 94 da revista Fluir (agosto/1993), com texto de João Carvalho; matéria de quatro páginas no encarte InFluir da edição nº 95 da revista Fluir (setembro/1993), com texto de Ricardo Estrada e fotos de Robert Brown.
Mais: Todas as etapas do WQS 1993
Todos os eventos cadastrados de 1993
0 Comentários:
Postar um comentário