terça-feira, junho 12, 2007

2002 - WCT 11: The Rip Curl Cup Sunset Beach

The Rip Curl Cup Sunset Beach
11ª etapa do World Championship Tour
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: dezembro de 2002

Resultado
1º. Joel Parkinson (AUS)
2º. Lee Winkler (AUS)
3º. Nathan Webster (AUS)
4º. Shane Dorian (HAW)
5º. Peterson Rosa (PR)
5º. Jake Paterson (AUS)
7º. Neco Padaratz (SC)
7º. Luke Hitchings (AUS)

Semifinais
1: Joel Parkinson, Lee Winkler, Peterson Rosa, Neco Padaratz
2: Shane Dorian, Nathan Webster, Jake Paterson, Luke Hitchings

Quartas-de-final
1: Joel Parkinson, Neco Padaratz, Richard Lovett, Mick Fanning
2: Peterson Rosa, Lee Winkler, Andy Irons, Lee Winkler
3: Luke Hitchings, Shane Dorian, Luke Egan, Taylor Knox
4: J.Paterson, Nathan Webster, Mark Occhilupo, Mick Campbell


Informações complementares:
As etapas havaianas do WCT (Sunset e Pipeline) eram as últimas chances para os demais concorrentes alcançarem o líder do ranking, o havaiano Andy Irons. Os dois wildcard foram Pancho Sullivan e Bruce Irons (irmão de Andy).
O 1º round começou com ondas de 10 a 12 pés, perfeitas, e foi adiado após a quinta bateria porque "a ondulação subiu mais 6 pés, com ondas gigantes quebrando em todas as direções" (...) as baterias eram mais uma questão de sorte, sobrevivência e muita remada do que uma demonstração de habilidade e tática". Venceram no primeiro dia: Taylor Knox, Sunny Garcia, Shane Powell e Jake Paterson (que derrotou Joel Parkinson e Victor Ribas no último confronto antes do adiamento). A bateria de Dean Morrison já havia sido adiada porque ele "abriu a cabeça no reef de Pipeline no dia anterior".
Após novos adiamentos devido às condições storm, a competição recomeçou cinco dias depois, com ondas de 6 a 8 pés. Ainda pelo 1º round, Andy Irons venceu com um 9.75 por um longo tubo, seguido de um "carving cutback". Myles Padaca, wildcard campeão do evento no ano anterior, derrotou Luke Egan e Mick Campbell. Neco Padaratz tirou "um grande tubo" no final da bateria e derrotou Bruce Irons e Taj Burrow. Russell Winter venceu Kelly Slater e Pat O’Connell.
No 2º round, com ondas de 8 a 12 pés, a disputa passou a ser com baterias de quatro competidores (avançando dois) para compensar os dias de adiamento - formato usado até a final. Seguiram na disputa, segundo o texto: Luke Egan, Beau Emerton, Bruce Irons, Kelly Slater, Joel Parkinson, Mick Fanning, Luke Hitchings e Nathan Webster (entre outros).
No 3º round, Andy Irons manteve-se na corrida pelo título ao avançar com Shane Powell (eliminando Sunny Garcia e Myles Padaca). Na bateria seguinte, Luke Egan venceu Taylor Knox e Bruce Irons.
O dia decisivo teve ondas clássicas de 6 a 8 pés. O título mundial foi definido nas quartas-de-final: Andy Irons foi desclassificado ao cometer uma interferência controversa em Lee Winkler. Mas Luke Hitchings e Shane Dorian eliminaram Luke Egan, garantindo o primeiro título para Irons, então com 24 anos.
Joel Parkinson, então com 21 anos, somou 17 pontos para vencer a bateria decisiva. Foi sua segunda vitória na temporada (ele também venceu a primeira etapa, na Austrália). Com o resultado, ele encostou em Luke Egan na disputa pelo vice-campeonato mundial.
Espelho de bateria

Mais: Todas as etapas do WCT 2002
Todos os eventos cadastrados de 2002

0 Comentários: