Wyland Hawaiian Pro
15ª etapa do Circuito Mundial - nível 1A
Local: Alii Beach, Haleiwa, Oahu, Hawaii
Data: 14 a 24 de novembro de 1991
Resultado
1º. Tom Curren (EUA)
2º. Martin Potter (GBR)
3º. Tom Carroll (AUS)
4º. Johnny Boy Gomes (HAW)
5º. Simon Law (AUS)
5º. Richie Collins (EUA)
7º. Dino Andino (EUA)
7º. Gary Elkerton (AUS)
Semifinais
1: Johnny Gomes, Tom Carroll, Simon Law, Dino Andino
2: Martin Potter, Tom Curren, Richie Collins, Gary Elkerton
Quartas-de-final
1: Dino Andino, Simon Law, Larry Rios, Cheyne Horan
2: Tom Carroll, Johnny Gomes, Todd Holland, Tony Moniz
3: Tom Curren, Richie Collins, Barton Lynch, Bryce Ellis
4: Gary Elkerton, Martin Potter, Derek Ho, Brad Gerlach
Oitavas-de-final
1: Cheyne Horan, Dino Andino, Dave Macaulay, Marty Thomas
2: Larry Rios, Simon Law, Nicky Wood, Rob Bain
3: Tony Moniz, Todd Holland, Sunny Garcia, Greg Anderson
4: Tom Carroll, Johnny Gomes, Jeff Booth, Damien Hardman
5: Barton Lynch, Bryce Ellis, Flávio Padaratz, Peter Mel
6: Tom Curren, Richie Collins, Michael Ho, Stuart B.Brown
7: Gary Elkerton, Martin Potter, Liam McNamara, Luke Egan
8: Derek Ho, Brad Gerlach, Shane Powell, Graham Wilson
Round 1
1: Luke Egan, Liam McNamara, Mitch Thorson, Marcus Brabant
2: Shane Powell, Greg Anderson, Vetea David, Pocho Ahina
3: Cheyne Horan, Simon Law, Mike Latronic, Renan Rocha
4: Jeff Booth, Michael Ho, Todd Chesser, Michael Rommelse
5: Tony Moniz, Johnny Gomes, Ross Clark Jones, Richard Marsh
6: Larry Rios, Graham Wilson, Fábio Gouveia, Kelly Slater
7: Peter Mel, Flávio Padaratz, Rob Page, Hans Hedemann
8: Dino Andino, Stuart B.Brown, Glen Winton, Dino Miranda
Informações complementares:
O North Shore "começou a quebrar clássico desde setembro", mas a etapa de Haleiwa iniciou após três dias de adiamento, em ondas pequenas. Nove brasileiros competiram e três perderam na estréia: Amaury Piu Pereira, Carlos Burle e Ricardo Tatuí. O evento foi interrompido e após mais um dia de espera, "um novo swell pintou" para a 3ª fase do trials. Dos brasileiros, apenas Eraldo Gueiros foi eliminado. Victor Ribas e Hemerson Marinho eliminaram Matt Branson e Justin Cook; Pedro Muller, Tadeu Pereira e Renan Rocha também avançaram.
Na 4ª e última fase das triagens, "o mar ficou realmente grande (...) com forte correnteza e séries de dez pés". Na bateria vencida por Renan Rocha, "uma série monstruosa entrou varrendo tudo (...) Hemerson Marinho foi levado pelas ondas em direção às pedras e resgatado pelo jetski da organização (...) Rocha teve sorte de assistir da areia". Na mesma série, Michael Rommelse "caiu de costas nos corais e saiu bem retalhado". Victor Ribas entrava na água para a bateria seguinte, "foi arrastado para o inside, lutou muito para chegar ao outside, mas só pegou uma onda". Tadeu Pereira e Pedro Muller também foram eliminados nessa fase.
O evento principal começou com "mar marrom (...) ondas de até 12 pés e overcontrol". O texto destaca Johnny Boy Gomes, Liam McNamara, Dino Andino, Peter Mel e Kelly Slater. A bateria de Marcus brabant foi adiada porque na fase anterior "ele levou uma pranchada na barriga e teve de ser levado ao hospital".
Três brasileiros competiram no main event: Renan Rocha e os pré-classificad]os Fábio Gouveia e Flávio Padaratz. Renan foi eliminado (com Mike Latronic) por Cheyne Horan e Simon Law. Fábio Gouveia perdeu (com Kelly Slater) para Larry Rios e Graham Wilson. Flávio Padaratz passou a primeira bateria em segundo, com Peter Mel (eliminando Rob Page e Hans Hedemann).
Os top 16 entraram na água no final de tarde de sexta, "com mar muito difícil". O dia seguinte, último do evento, teve ondas de 10 pés "que acertaram na bancada". Flávio Padaratz, último brasileiro, foi eliminado por Bryce Ellis e Barton Lynch (em revanche do Alternativa Surf, quando Teco derrotou os dois).
Nas quartas-de-final, o texto destaca Dino Andino, Tom Curren, Gary Elkerton, Tom Carroll, Martin Potter e Johnny Boy Gomes. Elkerton foi barrado na segunda semifinal por Curren e Potter, mas "merecia uma quinta vaga na final".
A bateria decisiva "foi um filme de surf em terceira dimensão (...) as excelentes direitas de Haleiwa foi o palo perfeito para um duelo de titãs". Tom Curren definiu a vitória na última onda, com um "tubaço no outside". Na premiação, Curren "misturou alívio e emoção" por sua primeira vitória no North Shore. Ele já havia vencido uma prova no lado sul de Oahu, em Sandy Beach. A reportagem destaca que foi em Haleiwa que Tom Curren "pegou suas primeiras ondas, ao lado do pai, um dos desbravadores do North Shore".
A festa de premiação teve show de Dick Dale $ The Deltones. Bill Wyland, dono da galeria de arte patrocinadora do evento, fez uma pintura no fundo do palanque, assinada pelos quatro finalistas.
Espelho de bateria
Fonte: matéria de seis páginas na edição nº 76 da revista Fluir (fevereiro/1992), com texto de Pedro Falcão e fotos de Sebastian Rojas.
Mais: Todas as etapas do Mundial 1991
Todos os eventos cadastrados de 1991
0 Comentários:
Postar um comentário