terça-feira, junho 26, 2007

1990 - ASP 06: Life's a Beach

Life's a Beach
6ª etapa do Circuito Mundial
Local: Oceanside, Califórnia, EUA
Data: 10 a 15 de julho de 1990
Nível 2A

Resultado
1º. Martin Potter (GBR)
2º. Sunny Garcia (HAW)
3º. Derek Ho (HAW)
3º. Barton Lynch (AUS)
5º. Gary Elkerton (AUS)
5º. Richie Collins (EUA)
5º. Shane Beschen (EUA)
5º. Rob Bain (AUS)

Resultado feminino
1ª. Pam Burridge, Lisa Andersen

Semifinais: Martin Potter d. Derek Ho, Sunny Garcia d. Barton Lynch. Quartas-de-final: Derek Ho d. Gary Elkerton, Martin Potter d. Richie Collins, Barton Lynch d. Shane Beschen, Sunny Garcia d. Rob Bain. Oitavas-de-final: Gary Elkerton d. Simon Law, Richie Collins d. Tom Carroll, Martin Potter d. Richard Marsh, Shane Beschen d. Greg Anderson, Barton Lynch d. Marty Thomas, Sunny Garcia d. Damien Hardman, Rob Bain d. Brad Gerlach.


Informações complementares:
O evento estava previsto para ser 3A, mas acabou sendo 2A - no ano anterior ele foi cancelado e a Califórnia ficou de fora do Circuito. O único ausente foi o líder do ranking, Tom Curren. "Havia tanta gente querendo competir que houve um pré-trials com 60 inscritos e três fases". Jojó de Olivença, Guto Carvalho e Léo Trigo perderam no pré-trials e não pontuaram no ranking.
O mar melhorou no segundo dia da triagem. A primeira fase teve "ondas pequenas e sem força". Os favoritos Chris Brown, Marcus Brabant e Michael Barry perderam na estréia. Flávio Padaratz e Fábio Gouveia não chegaram a tempo da África e não competiram. Victor Ribas, Amaury Pereira e Tinguinha Lima venceram na estréia.
Na 2ª fase do trials, Tinguinha Lima foi eliminado; Amaury Pereira passou em segundo, eliminando dois havaianos na bateria vencida por Matt Archbold ("que com um surf de primeira fez muita gente engolir os comentários de que estava gordo e bebendo muito"). Victor Ribas também avançou.
Na 3ª fase, Victor Ribas "resolveu não disputar as ondas do pico e ficou em último", enquanto Amaury Pereira venceu "uma bateria fácil". O texto destaca Kelly Slater, Shane Beschen e Mark Occhilupo. Das 16 vagas no evento principal, 9 ficaram com norte-americanos, três com havaianos, três com australianos e uma com um brasileiro (Piu).
O 1º round do evento principal teve ondas de 3 a 4 pés, "água quente, sol e grande público". Destaque para Kelly Slater (d. Vetea David), Shane Beschen (d. Glen Winton) e Matt Archbold (d. Mitch Thorson). Segundo o texto, a melhor bateria foi a vitória de Mark occhilupo sobre Luke Egan (por 82.5 a 82.1). Amaury Pereira derrotou Rob Page por 81.2 a 76.
O 2º round foi realizado na sexta, com a entrada dos top 16 e ondas de 4 a 5 pés, "o ápice do swell". Kelly Slater foi eliminado por Martin Potter e Damien Hardman derrotou Matt Archbold. Nicky Wood perdeu para Greg Anderson, sua quinta derrota consecutiva no ano. Shane Beschen fez a maior pontuação da fase: 99.8. Mark occhilupo perdeu para Barton Lynch em um "duelo de titãs", Lynch pegou a onda decisiva faltando 30 segundos e venceu por 1,5 pt. Occy pegou uma onda quando a regressiva terminou (ela não valeu) e tirou um tubo que lhe daria a vitória. Amaury Pereira foi eliminado por Rob Bain - foi seu melhor resultado até então no Circuito e ele ganhou US$ 1 mil.
As oitavas e as quartas-de-final foram realizadas no sábado. Segundo o texto, a melhor bateria das oitavas foi entre Richie Collins e Tom Carroll (vencida por Collins por 89.3 a 81.5). Rob Bain assumiu a liderança do ranking ao vencer Brad Gerlach.
O mar baixou no domingo decisivo. Sunny Garcia, um dos favoritos do público, tentava sua primeira vitória na ASP. Potter não competia há dois meses. Antes da bateria final, houve um minuto de silêncio em homenagem a Ronnie Burns, falecido recentemente.
Na bateria decisiva, as ondas tinham 3 pés, mas muito cheias e sem parede. Sunny "parecia nervoso e caiu em quase todas as ondas". Potter surfou "com muita velocidade" e mandou um 360 de frontside durante a disputa. Placar da final: Potter 74.8, Garcia 53.5. Potter dedicou a vitória a Ronnie Burns.
Kelly Slater venceu a expression session com um aéreo e recebeu US$ 1 mil. Mike Lambresi ganhou a mesma quantia pelo melhor cutback.

Fonte: matéria de sete páginas na edição nº 59 da revista Fluir (setembro/1990), com texto de Ricardo Estrada e fotos de Hank e John Callahan.

Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990

0 Comentários: