sábado, junho 30, 2007

1988 - ASP 07: Sundek Classic

3º Sundek Classic
7ª etapa do Circuito Mundial
Local: Praia de Itamambuca, Ubatuba, São Paulo
Data: 16 a 24 de julho de 1988 - nível 2A

Resultado
1º. Damien Hardman (AUS)
2º. Rob Page (AUS)
3º. Richie Collins (EUA)
3º. Jamie Brisick (EUA)
5º. Ted Robinson (EUA)
5º. Gary Green (AUS)
5º. Nicky Wood (AUS)
5º. Marty Thomas (HAW)

Semifinais:
Damien Hardman d. Richie Collins
Rob Page d. Jamie Brisick

Quartas-de-final:
Richie Collins d. Gary Green
Damien Hardman d. Ted Robinson
Rob Page d. Nicky Wood
Jamie Brisick d. Marty Thomas

Oitavas-de-final:
Gary Green d. Mike Parsons
Richie Collins d. Ross Clark Jones
Ted Robinson d. Mark Occhilupo
Damien Hardman d. Sunny Garcia
Rob Page d. Barton Lynch
Nicky Wood d. Rob Bain
Jamie Brisick d. Graham Wilson
Marty Thomas d. Bryce Ellis

2º round
Mike Parsons d. Simon Law
Gary Green d. Glen Winton
Richie Collins d. Mitch Thorson
Ross Clark Jones d. Derek Ho
Ted Robinson d. Shaun Tomson
Mark Occhilupo d. Mark Sainsbury
Sunny Garcia d. Cheyne Horan
Damien Hardman d. Flávio Padaratz
Barton Lynch d. Fábio Gouveia
Rob Page d. Brad Gerlach
Rob Bain d. Stuart Bedford Brown
Nicky Wood d. Hans Hedemann
Jamie Brisick d. Gary Elkerton
Graham Wilson d. Chris Frohoff
Marty Thomas d. Dave Macaulay
Bryce Ellis d. Pierre Tostee

1º round
Cheyne Horan d. Jojó de Olivença
Rob Page d. David Husadel
Chris Frohoff d. Picuruta Salazar
Flávio Padaratz d. Todd Holland
Richie Collins d. Fernando Graça
Fábio Gouveia d. Greg Anderson
Simon Law d. Tinguinha Lima
Pierre Tostee d. Pedro Muller
Nicky Wood d. Craig Pitchers
Jamie Brisick d. Wes Layne
Ted Robinson d. Vetea David
Ross Clark Jones d. Richard Marsh
Gary Green d. Bryan McNulty
Mark Sainsbury d. Gary Green
Marty Thomas d. Ricardo Toledo
Stuart Bedford Brown d. Plínio Santos Pinóia

Resultado Longboard
1º. Nat Young (AUS)
2º. Stuart Entwistle (AUS)
3º. Daniel Friedman (RJ)
4º. Otávio Pacheco (RJ)

Resultado Mirim
1º. Washington Luís "Smurf" (RJ)
2º. Neco Padaratz (SC)
3º. Costinha (SP)
4º. Mariano Tucat (SP)


Informações complementares:
Segundo o texto de Andraus, "o Sundek de 88 pode ser considerado o maior evento de surf já realizado no Brasil (...) premiação recorde, não apenas nos parâmetros brasileiros".
A competição começou com "um swell excelente", baixou até sexta-feira e então melhorou para a entrada dos top 16, com "séries de quase um metro e meio".
Participaram como pré-classificados, devido à colocação no ranking brasileiro: Jojó de Olivença, Dadá Figueiredo, Picuruta Salzar e David Husadel. Ricardo Toledo ganhou vaga de wildcard. Dez brasileiros disputaram o main-event (mesmo número do Hang Loose 87): oito trialistas e dois wildcards.
A reportagem destaca a única bateria da última fase da triagem vencida por dois brasileiros: Tinguinha Lima e Picuruta Salazar eliminaram John Shimooka e Matt Branson. Shimooka competiu sob vaias "devido a algumas declarações antibrasileiras (...) recebeu uma latada ao varar a arrebentação pelo canto das pedras". Branson foi desclassificado por surfar 11 ondas e após "o gongo" pegou mais uma, na qual "desferiu uma das manobras mais radicais de todo o campeonato (...) uma rasgada em uma onda de 3 pés".
Além de Tinguinha e Picuruta, classificaram-se nessa fase (última do trials): Fábio Gouveia, Flávio Padaratz, Fernando Graça (em 1º em suas baterias), David Husadel e Pedro Muller (em 2º). O texto também destaca Stuart Bedford Brown e Vetea David "desferindo cutbacks de uma potência incomensurável").
No evento principal começaram as disputas homem-a-homem, com dez brasileiros enfrentando dez estrangeiros. Apenas dois brasileiros avançaram: Flávio Padaratz e Fábio Gouveia. A reportagem relata todas as baterias com brasileiros: Cheyne Horan d. Jojó de Olivença, Rob Page d. David Husadel, Chris Frohoff d. Picuruta Salazar, Flávio Padaratz d. Todd Holland, Richie Collins d. Fernando Graça (Collins virou na última onda, "com um perfeito aerial no inside"), Fábio Gouveia d. Greg Anderson, Simon Law d. Tinguinha Lima, Pierre Tostee d. Pedro Muller. Após seis baterias só com estrangeiros, entraram na água os dois wildcards, enfrentando os dois trialistas melhores ranqueados: Masty Thomas d. Ricardo Toledo (Thomas virou na última onda) e Stuart Bedford Brown d. Plínio "Pinóia" Santos.
Fernando Graça se profissionalizou durante o Sundek; Teco Padaratz virou "pro" pouco antes do evento.
Na 2ª fase, Damien Hardman (então campeão mundial) eliminou Flávio Padaratz, que terminou em 17º. "Teco surfou bem (...) alguns gringos afirmaram que ele é uma das maiores revelações que surgiram no circuito recentemente". Fábio Gouveia foi derrotado por Barton Lynch, que pela primeira vez venceu uma bateria no Brasil.
Com a entrada dos top 16, a reportagem destaca as seguintes baterias: Gary Green d. Glen Winton, Mark Occhilupo d. Mark Sainsbury ("talvez a mais eletrizante do campeonato"), Rob Bain d. Stuart Bedford Brown, Bryce Ellis d. Pierre Tostee (Ellis venceu a etapa anterior, o Gunston 500, duas semanas antes).
Nas quartas-de-final, Nicky Wood liderava a bateria quando feriu o tímpano, perfurado anteriormente, e abandonou a disputa com Rob Page.
O dia decisivo teve público estimado pela PM em 17 mil pessoas. "As ondas não estavam de gala, mas abriam perfeitas (...) pouco mais de um metro, lisas".
A semifinal foi o melhor resultado alcançado por Jamie Brisick até então.
A bateria decisiva teve 45 minutos e a primeira onda só foi surfada após 5 minutos. As notas eram divulgadas para o público pelo sistema da Bit & Baite. Page saiu em vantagem com três ondas na casa dos 7 pontos, mas Damien Hardman conseguiu três ondas na casa dos 8 pontos e abriu vantagem. Page "começou a cair antes de finalizar suas ondas" e Hardman venceu por 5 juízes a zero. Foi sua terceira vitória na temporada e ele assumiu a liderança do ranking. Foi a primeira final de Rob Page no circuito mundial.
A final das categorias longboard e mirim foram realizadas no domingo.
A matéria na Fluir traz um artigo assinado por Marcos Bicudo sobre a atuação dos brasileiros Flávio Padaratz e Fábio Gouveia. O texto noticiava que durante o evento a Hang Loose comunicou que patrocinaria os dois na disputa do circuito mundial do ano seguinte, de forma integral - os primeiros brasileiros a competirem em todas as etapas da ASP.
A comissão técnica teve três head judges (Roberto Perdigão, Helios Pinto e Bill) e oito juízes (Caetano Martire, Maurício Boreu, Mauro Rabellé, Jacó, Onildo Freire, Cláudio Ciriaco, Décio Couto e Jorge Monico).

Fonte: matéria de 36 páginas na edição nº 35 da revista Fluir (setembro/1988), com textos de Reinaldo Andraus e Marcos Bicudo, e fotos de Beto Issa, Alberto Sodré, Bruno Alves, Basílio Ruy, João Raposo, André Berlinck e Sebastian Rojas.

Mais: Todas as etapas do Mundial 1988
Todos os eventos cadastrados de 1988

2 Comentários:

Maurio Borges disse...

E foi mesmo! O Sundek Classic em Itamambuca de 88 foi maravilhoso. Se o Hang Loose na Joaca em 86 foi um divisor de águas, o Sundek fortaleceu definitivamente o surfe no Brasil. Foi o primeiro campeonato que cobri sozinho, realizando flashes lá de Ubatuba para a Rádio Antena 1. A organização montou uma arquibancada espetacular - nível de formula - 1. E ela esteve lotada em todos os dias. Nas baterias envolvendo Teco e Fabinho, uma multidão acompanhou aos gritos,batendo palmas e pés, parecendo uma partida de futebol. Teco perdeu para um Barton Lynch muito tecnico e Fabinho foi derrotado por uma máquina de competir e então vencedor da etapa Damien hardman. Quem surfou muito naqueles dias foi o californiano Rittchie Collins com uma prancha amarela com detalhes em laranja e preto. O cara voava. Occy também estava andando muito... Na final Page não se achou... Fiz um surfe no fim de tarde daquele domingo na praia de Toninhas com altas marolinhas de 0,5m, perfeitas. Na água só eu, Marquinhos (um amigo da época) e Dave Macaulay, que parecia estar a bordo de uma Ferrari - tal velocidade que imprimia na valinha. Senti até vontade de parar de surfar naquele dia! eheheh! Dias memoráveis... Pena que não voltam mais!

Anônimo disse...

Foi incrível, aonde consigo imagens?