quinta-feira, maio 03, 2007

2002 - 5ª etapa do Super Surf

5ª etapa do Super Surf
Local: Praia da Joaquina, Florianópolis
Data: 3 a 8 de setembro de 2002

Resultado
1º. Jihad Kohdr (PR)
2º. Eric Miyakawa (SP)
3º. Andreas Eduardo (SC)
3º. Wagner Pupo (SP)
5º. Lucinho Lima (CE)
5º. Flávio Costa (BA)
5º. Danilo Costa (RN)
5º. Raphael Becker (SC)

Semifinais
Erick Miyakawa d. Wagner Pupo
Jihad Kohdr d. Andreas Eduardo

Quartas-de-final
Jihad Kohdr d. Lucinho Lima
Eric Miyakawa d. Flávio Costa
Wagner Pupo d. Danilo Costa
Andreas Eduardo d. Raphael Becker

Ranking Super Surf após 5ª etapa
1º. Andreas Eduardo (SC) - 2.530 pts
2º. Wagner Pupo (SP) - 2.450
3º. Maicon Rosa (PR) - 2.370
4º. Eric Miyakawa (SP) - 2.270
5º. Marcelo Trekinho (RJ) - 2.250

Resultado feminino
1ª. Jaqueline Silva (SC)
2ª. Taís de Almeida (RJ)
3ª. Andrea Lopes (RJ)
3ª. Juliana Guimarães (RJ)

Semifinais
Jaqueline Silva d. Andrea Lopes
Taís de Almeida d. Juliana Guimarães

Ranking Super Surf feminino após 5ª etapa
1ª. Andrea Lopes (RJ) - 3.590 pts
2ª. Taís de Almeida (RJ) - 3.090
3ª. Viviane Maria (RN) - 2.700


Informações complementares:
Jihad, "considerado o novo prodígio do surf brasileiro (...) vinha tendo um ano fraco na sua primeira temporada como profissional, até a etapa na Joaquina, quando conquistou sua primeira vitória no Super Surf".
A segunda-feira anterior ao evento teve ondas de 2,5 metros. Alexandre Almeida, o "Dadazinho", "foi levado para as pedras pela forte corrente de sul (...) e foi obrigado a sair escalando as pedras do costão".
A reportagem ressalta que as ondas grandes foram constante ao longo do ano, como na etapa de Saquarema (RJ). Foi feita uma triagem com 16 surfistas, todos catarinenses, decisão da Fecasurf que desagradou atletas de outros estados. A triagem foi realizada na terça-feira na praia do Campeche, com ótimas condições, e foi vencida por Guilherme Ferreira (que em 2000 venceu uma etapa do Super Trials no mesmo local, em condições semelhantes). Ferreira é local do Campeche.
As primeiras fases do masculino e do feminino foram realizadas na quarta, na Joaquina, "com mar grande e balançado". Na quinta-feira rolou a repescagem (2ª fase). Tânio Barreto perdeu para Bernardo Pigmeu, Diego Rosa foi eliminado por Costinha, Guilherme Ferreira passou por Otávio Lima. Alexandre Almeida perdeu para João Gutemberg, que pegou sua primeira onda há dez minutos do término da bateria e virou "no último instante".
A sexta-feira teve "muita chuva, raios e ondas pequenas com boa formação". Das 16 baterias da 3ª fase, o texto relata seis: Gui Ferreira d. Jojó de Olivença, Danilo Costa d. Ricardo Azevedo, Fábio Carvalho d. Maicon Rosa, Raphael Becker d. Sávio Carneiro, Daniel Hardman d. Pedro Norberto, Andreas Eduardo d. Anselmo Correa. A bateria entre Carvalho e Maicon foi paralisada devido aos raios.
O sábado teve "vento sul cortante, muito frio apesar do sol, ondas desarrumadas e grande público". Foram realizadas oitavas e quartas-de-final, "com o mar subindo". O texto relata, pelas oitavas: Eric Miyakawa d. Guilherme Ferreira, Danilo Costa d. Fábio Carvalho, Jihad Kohdr d. Pedro Müller (por um ponto), Raphael Becker d. Daniel Hardman, Andreas Eduardo d. Odirlei Coutinho. Também destaca a disputa pelas quartas entre Andreas Eduardo e Raphael Becker (vencido por Andreas), duelo de catarinenses, que costumavam se enfrentar desde as categorias amadoras. Andreas assumiu a liderança do ranking ao chegar à semifinal.
O domingo decisivo teve "mar bem grande e difícil" e os atletas tiveram auxílio de jet-skis pilotados por Romeu Bruno e Dê da Barra. Nas semifinais femininas, Taís de Almeida venceu por WO. A final feminina teve 30 minutos. Taís precisava vencer para evitar o título brasileiro antecipado de Andrea Lopes (e levar a decisão para a última etapa), mas Jacque, surfando "com o apoio da torcida (...) escolheu as intermediárias, que abriam mais e proporcionavam manobras". Com a vitória de Jacque, Andrea Lopes conquistou o tetracampeonato brasileiro.
Jihad e Miyakawa disputaram pela primeira vez uma final do Super Surf. Jihad recebeu notas 8,6 e 9 "em ondas grandes que abriram até a beira" para conquistar seu primeiro título profissional, pelo qual recebeu R$ 15 mil. O vice Miyakawa não tinha patrocínio na época.
O super Surf 2002 foi uma promoção da Abril Eventos e Abrasp, com patrocínio da Volkswagen. A etapa contou com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e divulgação da MTV. A última etapa estava prevista para 6 a 10 de novembro, na Prainha (RJ), e o título masculino estava indefinido.
Cobertura SuperSurf / Waves

Fonte: matéria de uma página na edição nº 38 do jornal Drop (outubro/2002), com texto de João Ricardo Lopes e fotos de Nilton Santos.

Mais: Todas as etapas do Super Surf 2002
Todos os eventos cadastrados de 2002

0 Comentários: