Hard Rock Cafe World Cup of Surfing
19ª etapa do Circuito Mundial
Local: Haleiwa, Oahu, Hawaii
Data: 28 de novembro a 6 de dezembro de 1990
Premiação: US$ 90 mil - Nível 2A
Resultado
1º. Derek Ho (HAW)
2º. Barton Lynch (AUS)
3º. Gary Elkerton (AUS)
4º. Luke Egan (AUS)
5º. Matt Hoy (AUS)
5º. Marty Thomas (HAW)
7º. Richie Collins (EUA)
7º. Michael Ho (HAW)
Semifinais:
1: Barton Lynch, Luke Egan, Matt Hoy, Richie Collins
2: Derek Ho, Gary Elkerton, Marty Thomas, Michael Ho
Quartas-de-final:
1: Derek Ho, Gary Elkerton, Tony Ray, Sunny Garcia
2: Michael Ho, Marty Thomas, Dave Macaulay, Stuart B.Brown
3: Richie Collins, Barton Lynch, Mike Parsons, Brad Gerlach
4: Matt Hoy, Luke Egan, Rob Bain, Cheyne Horan
Oitavas-de-final:
1: Tony Ray, Derek Ho, Ross Clark Jones, Bryce Ellis
2: Gary Elkerton, Sunny Garcia, Simon Law, Jeremy Byles
3: Michael Ho, Marty Thomas, Larry Rios, Tom Carroll
4: Dave Macaulay, Stuart B.Brown, Glen Winton, Richard Schmidt
5: Mike Parsons, Barton Lynch, Nicky Wood, Todd Chesser
6: Richie Collins, Brad Gerlach, Fábio Gouveia, Hans Hedemann
7: Luke Egan, Cheyne Horan, Martin Potter, Brock Little
8: Rob Bain, Matt Hoy, Rob Page, Todd Holland
Informações complementares:
A temporada havaiana fechou o circuito mundial com três etapas (sendo o Hard Rock a primeira) e pelo menos três surfistas tinham chance de conquistar o título: Tom Curren, Gary Elkerton e Barton Lynch. Curren nunca havia vencido um evento no Hawaii.
Após dois dias de adiamento por falta de onda, o diretor de provas da ASP, Randy Rarick, deu início a competição com ondas de 2 pés. O pré-trials e o trials "foram tumultuados (...) seis surfistas lutavam por praticamente nenhuma onda". Felipe Dantas, Amaury Piu Pereira, Teco Padaratz, Ricardo Tatuí e Fábio Gouveia começaram vencendo. O 3º e último round do trials foi realizado com o mar subindo - à tarde as ondas atingiam 4 pés. Tom Curren venceu sua bateria com Fábio Gouveia em segundo (Dino Andino e Felipe Dantas foram eliminados). Gouveia não chegava ao evento principal desde o Hang Loose e buscava uma vaga entre os top 30. Segundo Rosaldo, Curren fez "a manobra do campeonato nessa bateria (...) um clássico round house cutback". Teco Padaratz, Ricardo Tatuí e Victor Ribas perderam nesta fase.
O evento principal começou com ondas de seis pés. Tom Curren foi eliminado na bateria com Richard Schmidt, Richard Marsh e Larry Rios (Curren perdeu a prancha nessa bateria quando a cordinha arrebentou). Fábio Gouveia avançou em segundo, atrás de Michael Ho. Mas acabou eliminado no round seguinte com Hans Hedemann, em bateria vencida por Richie Collins e Brad Gerlach.
O dia decisivo teve ondas de 4 a 5 pés. Gary Elkerton e Barton Lynch chegaram à final (a terceira seguida de Barton), aumentando a pressão sobre Curren na disputa pelo título. A bateria final teve três goofies (Ho, Lynch e Egan), algo incomum em Haleiwa, onde predominam as direitas. Derek Ho recebeu 8.6 em sua primeira onda e liderou até o fim. Elkerton e Barton Lynch disputaram a segunda colocação; a um minuto do final, Elkerton tem a chance de alcançar a vice-liderança, "completa um floater animal (...) mas caiu ao tentar um off-the-lip super radical". Derek Ho recebeu US$ 12 mil e um carro zero quilômetro pela vitória.
Espelho de bateria
Fonte: matéria na edição nº 64 da revista Fluir (fevereiro/1991), com texto de Rosaldo Cavalcanti e fotos de Bruno Alves e Joli.
Mais: Todas as etapas do Circuito Mundial 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990.
0 Comentários:
Postar um comentário