sexta-feira, abril 20, 2007

1989 - 4ª etapa do Circuito Catarinense

4ª etapa do Circuito Catarinense
Local: Praia do Silveira, Garopaba
Data: 2 e 3 de setembro de 1989

Resultado
1º. Murilo Reck (SC)
2º. Carlos Kxot (SC)
3º. Rodrigo Munhós (PR)
3º. Saulo Lira (SC)
5º. Evandro dos Santos (SC)
5º. Felipe Silveira (RS)
5º. André Soares (PR)
5º. Luciano Oliveira (SC)

Semifinais
Murilo Reck d. Rodrigo Munhós
Carlos Kxot d. Saulo Lira

Quartas-de-final
Murilo Reck d. Luciano Oliveira
Rodrigo Munhós d. André Soares
Saulo Lira d. Felipe Silveira
Carlos Kxot d. Evandro dos Santos


Informações complementares:
A competição teve ondas de 6 a 9 pés na praia do Silveira, pointbreak de Garopaba. Houve invasão de surfistas locais na área de competição, inclusive durante a bateria final, quando "os finalistas dividiram as ondas com um bodyboarder", segundo o texto. "No sábado, com altas ondas, poucos competidores arriscaram manobras radicais". André Huebs machucou as costas nas pedras e apesar de vencer a bateria, não pode seguir na competição.
No domingo o mar aumentou e as disputas passaram a ser no sistema homem-e-homem. Os Top 8 do Estado enfrentaram os oito trialistas classificados e apenas três venceram: Carlos kxot, Saulo Lira e Luciano Oliveira. Murilo Reck, então surfista amador, derrotou Luciano Oliveira nas quartas-de-final "com a manobra mais ousada do campeonato: um snap na crista de uma onda de dois metros". Na bateria seguinte, Rodrigo Munhós venceu o confronto de paranaense com André Soares "por dois décimos de diferença". O texto afirma que o amador Evandro dos Santos foi o único competidor a não entrar pelas pedras e foi derrotado por Carlos Kxot "por estar cansado demais para remar".
Murilo "mostrou muita segurança dropando ondas de 9 pés e dando rasgadas fortes" para derrotar Rodrigo Munhós na primeira semi. A segunda "prometia ser a mais disputada, mas decepcionou". Kxot pegou quatro ondas boas e Saulo "caiu na maioria das suas".
Kxot permaneceu na água após a semifinal para disputar a bateria decisiva. Segundo o texto de Jarbas, "a organização errou em não prever um tempo para Kxot descansar (...) em um mar daquele tamanho. (...) Mesmo dividindo o pico com o tal bodyboarder, os dois competidores fizeram uma brilhante final".
Assim como Murilo Reck, Felipe Silveira e Evandro dos Santos eram amadores na época. Reck declarou que "estava pensando em abandonar as competições mas (...) agora quero ir para o Japão no Mundial Amador". Ele subiu de 41º para 10º no ranking estadual.
O evento teve patrocínio da Mormaii, Doll e THC, e a organização foi da Fecasurf.

Fonte: matéria de duas páginas publicada no encarte de competições da edição nº 48 da revista Fluir (outubro/1989), com texto e fotos de Jarbas Soares.

Mais: Todas as etapas do Catarinense 1989
Todos os eventos cadastrados de 1989

0 Comentários: