quarta-feira, março 14, 2007

1993 - WQS 48: World Cup

World Cup
48ª e última etapa do World Qualifying Series
Local: Sunset Beach, Oahu, Hawaii
Data: 29 de novembro a 6 de dezembro de 1993

Resultado
1º. Johnny Boy Gomes (HAW)
2º. Sunny Garcia (HAW)
3º. Vetea David (TAH)
4º. Matt Hoy (AUS)
5º. Michael Barry (AUS)
5º. Simon Law (AUS)
7º. Nicky Wood (AUS)
7º. Rob Bain (AUS)

Semifinais
1: John Gomes, Sunny Garcia, Michael Barry, Rob Bain
2: Matt Hoy, Vetea David, Simon Law, Nicky Wood

Quartas-de-final
1: S.Garcia, John Gomes, Richard Schmidt, Ross Williams
2: Rob Bain, Michael Barry, Cheyne Horan, Tom Carroll
3: Nicky Wood, Vetea David, Shane Beschen, Martin Potter
4: Simon Law, Matt Hoy, Tony Ray, Fábio Gouveia


Informações complementares:
As triagens aconteceram em ondas de 3 a 4 pés. Eraldo Gueiros, Pedro Muller e Alexandre Herdy "passaram algumas baterias" antes de serem eliminados. Márcio Okumura, Eduardo Fernandes, Amaury piu Pereira e Guilherme Gross se classificaram para o evento principal.
No primeiro round do main event, as ondas subiram para 8 a 12 pés, swell de oeste, "ondulação perigosíssima em Sunset, pois as séries fecham o canal. (...) Drops superverticais e seções tubulares no inside (...) um incrível espetáculo". O texto destaca Richard Schmidt e Ross Clark Jones.
No dia seguinte, as ondas subiram para 10 a 15 pés, "condição chamada Sunset no limite". Ricardo tatuí, Guilherme Gross, Renan rocha e Piu Pereira passaram suas baterias em segundo, "utilizando táticas de sobrevivência em um mar casca grossa". Victor Ribas foi o principal destaque brasileiro, "foi pra baixo do pico e pegou três ondas grandes e perfeitas até o canal", vencendo sua bateria com Hans Hedeman em segundo. Guilherme Gross pegou "um bonito tubo" e eliminou Ross Clark Jones da competição e dos top 44. A reportagem destaca ainda Richard Schmidt, Todd Chesser, Jeremy Byles e Cheyne Horan. "O maior nome foi Johnny Boy Gomes (...) pegou ondas gigantes, manobrou com força e fez a maior pontuação do dia".
Nos últimos dois dias a ondulação baixou para 6 a 8 pés, com vento terral forte. Fábio Gouveia foi o único brasileiro que passou para as quartas-de-final. Cheyne Horan precisava terminar entre os dois primeiros para ficar entre os top 44, mas foi eliminado também nas quartas.
Na segunda semi, Nicky Wood cometeu interferência em Vetea David quando liderava a bateria e foi eliminado. Vetea "fez um drop impossível e Wood não levou fé".
Na bateria decisiva, "havaiana do começo ao fim", Johnny Boy e Sunny Garcia pegaram as duas melhores ondas e depois só mantiveram a vantagem. Foi a primeira vitória de Johnny Boy Gomes em eventos da ASP e a terceira de um local de Makaha em três campeonatos seguidos no Hawaii (Garcia no Wyland e Rusty Keaulana no Oxbow, mundial de longboard).
Espelho de bateria
Fonte: matéria de três páginas no encarte In Fluir, edição nº 100 da revista Fluir (fevereiro/1994), com texto de Ricardo Estrada e fotos de Peter Wilson.

Mais: Todas as etapas do WQS 1993
Todos os eventos cadastrados de 1993

0 Comentários: