sexta-feira, março 30, 2007

1990 - 4ª etapa do Circuito Brasileiro

4ª etapa do Circuito Brasileiro (Abrasp)
Local: Praias do Ferrugem e do Silveira, Garopaba
Data: 14 a 16 de julho de 1990

Resultado Profissional
1º. David Husadel (SC)
2º. Pedro Muller (RJ)
3º. Eraldo Gueiros (PE)
3º. Marcos Brasa (RJ)
5º. Joca Júnior (RN)
5º. Picuruta Salazar (SP)
5º. Renato Phebo (RJ)
5º. Cláudio Marroquim (PE)

Final: David Husadel 73.5 d. Pedro Muller 62.5

Semifinais
Pedro Muller 67.8 d. Eraldo Gueiros 67.5
David Husadel 68 d. Marcos Brasa 47.8

Quartas-de-final
Eraldo Gueiros 61.8 d. Joca Júnior 57.5
Pedro Muller 61 d. Picuruta Salazar 45
Marcos Brasa 41.5 d. Renato Phebo 39
David Husadel 64.8 d. Cláudio Marroquim 56.7

Oitavas-de-final
Joca Júnior d. Fernando Graça
Eraldo Gueiros d. Douglas Lima
Picuruta Salazar d. Magnus Dias
Pedro Muller d. Ricardo Tatuí
Renato Phebo d. Jojó de Olivença
Marcos Brasa d. Sérgio Noronha
David Husadel d. Ricardo Toledo
Cláudio Marroquim d. Dadá Figueiredo

Round 2
Fernando Graça d. Rodolfo Lima
Joca Júnior d. Tinguinha Lima
Eraldo Gueiros d. Roberto Casquinha
Douglas Lima d. Felipe Dantas
Magnus Dias d. Paulo Kid
Picuruta Salazar d. Adalvo Argolo
Ricardo Tatuí d. Fernando Bittencourt
Pedro Muller d. Marcelus Viana
Jojó de Olivença d. Carlos Gianotti
Renato Phebo d. Carlos Burle
Marcos Brasa d. Paulo Mattos
Sérgio Noronha d. Rodrigo Resende
David Husadel d. Léo Chinês
Ricardo Toledo d. Amaro Mattos
Cláudio Marroquim d. Wagner Pupo
Dadá Figueiredo d. Cauli Rodrigues

Round 1
Ricardo Tatuí d. Roni Ronaldo
Carlos Burle d. Marcelo Naná
Marcelus Viana d. Neno Mattos
Amaro Mattos d. Joca Secco
Roberto Casquinha d. Rodrigo Dornelles
Carlos Gianotti d. Kias de Souza
Fernando Graça d. André Vasconcelos
Léo Chinês d. Otaviano Bueno
Cauli Rodrigues d. João Jabour
Rodrigo Resende d. Guilherme Gross
Douglas Lima d. Nelson Ferreira
Magnus Dias d. Flávio Padaratz
Adalvo Argolo d. Tadeu Pereira
Marcos Brasa d. Paulo Pires
Cláudio Marroquim d. Fernando Correa
Joca Júnior d. Roberto Cavallero

Ranking Abrasp após 4ª etapa:
1º. David Husadel (SC) - 2.840 pts
2º. Tinguinha Lima (SP) - 2.660 pts
3º. Jojó de Olivença (BA) - 2.510 pts
4º. Fernando Graça (RJ) - 2.400 pts
5º. Pedro Muller (RJ) - 2.370 pts

Resultado Trials Pro/Am
1º. Guilherme Gross (RJ)
2º. Flávio Padaratz (SC)
3º. Fernando Correa (SP)
4º. Marcelo Naná (SP)

Resultado Amador Open
1º. Roni Ronaldo (SC)
2º. Jean Horvat (SC)
3º. Rodrigo Dornelles (RS)
4º. Fábio Carvalho (SC)
5º. Luciano Regert (RS)
5º. Rodrigo Jorge (RN)

Resultado Júnior
1º. Fábio Carvalho (SC)
2º. Eduardo Duca
3º. Rodrigo Dornelles (RS)
4º. Rodrigo Jorge (RN)
5º. Neco Padaratz (SC)
5º. Jailson Guimarães

Resultado Mirim
1º. João Neves (SP)
2º. Karibean Heleodoro (SC)
3º. Luís Fernando "Luli" (SC)
4º. Marcos Vieira (SC)
5º. Gustavo Westphal
5º. João Pereira

Resultado Master
1º. Paulo Sefton (RS)
2º. Cláudio Ciampolini (SP)
3º. Ricardo Sefton (RS)
4º. Nilton Gonhos
5º. João Felipe
5º. Orlando Lima

Resultado Longboard
1º. Ricardo Toledo (SP)
2º. Paulo Sefton (RS)
3º. Ricardo Bocão (RJ)
4º. Rico de Souza (RJ)


Informações complementares:
Garopaba sediou uma etapa do Circuito Brasileiro pelo terceiro ano seguido. O texto de Marcelo Scherer lembra a primeira edição, em 1988, com ondas de até 12 pés na praia do Silveira. A competição foi realizada na praia do Ferrugem até a sexta-feira - foram realizadas as disputas das categorias amadoras, as triagens e os dois primeiros rounds homem-a-homem do evento profissional. Segundo o texto, uma frente fria trouxe chuva constante e vento sul, afastando o público. "Muitas baterias foram decididas no final". Neno do Tombo foi eliminado na estréia por Marcelus Viana. Taiu perdeu para Léo Chinês por um ponto de diferença, a mesma da derrota de Fernando Corrêa para Cláudio Marroquim. Teco Padaratz perdeu para Magnus Dias (que fez a melhor média do dia), seu companheiro de equipe na Hang Loose, em uma disputa equilibrada. João Maurício foi eliminado por Cauli Rodrigues após cometer interferência.
No sábado a competição foi para a praia do Silveira, com tempo seco porém nublado. Foram definidos os quatro semifinalistas nesse dia e "nenhum era paulista", segundo o texto pela segunda vez na história da Abrasp (eram dois cariocas, um pernambucano e um catarinense).
Pedro Muller passou por Ricardo Tatuí (campeão carioca profissional de 1989) nas oitavas; Tatuí pegou uma onda no inside no final da bateria e deixou a série para Muller garantir a vitória. Nas quartas, Muller eliminou Picuruta Salazar, que "boiou esperando a série enquanto Pedro acuumulava pontos no inside".
Marcos Brasa derrotou dois cariocas no sábado: nas oitavas, Sérgio Noronha (na maré baixa, com as ondas "muito perto das pedras (...) venceu até com certa facilidade"); e nas quartas, Renato Phebo ("o destino fez com que a melhor e maior onda viesse para Brasa).
Eraldo Gueiros venceu Douglas Lima nas oitavas ("passou a bateria inteira correndo atrás (...) quando Douglas vacilou ao pegar uma onda no inside (...) escolheu a última da série"; ganhou por meio ponto de diferença); e nas quartas Joca Júnior, que havia eliminado um dos líderes do circuito, Fernando Graça.
David Husadel derrotou Ricardo Toledo nas oitavas ("abriu a participação dropando a maior do dia (...) e teve a seu favor uma interferência"). Nas quartas, passou por Cláudio Marroquim, que havia eliminado dadá Figueiredo nas oitavas.
No domingo saiu o sol. Na primeira semi, Pedro Muller venceu Eraldo Gueiros por apenas 0,3 pts de diferença. Muller recebeu 25,5 pts em sua segunda onda, a melhor da bateria, e Eraldo "desperdiçou uma da série que poderia ter definido a bateria a seu favor". Na segunda semi, Marcos Brasa, que chegou pela primeira vez em uma semifinal do Circuito Brasileiro, "caiu numa onda chave ao tentar completar uma manobra". David Husadel "garantiu altas médias logo no início (...) e passados 15 minutos as séries pararam de entrar".
Pedro Muller fez a final em Garopaba pelo segundo ano seguido (foi campeão em 1989). Muller e Husadel haviam chegado recentemente da África do Sul, onde surfaram Jeffrey´s Bay, também um pointbreak de direitas com água fria. Muller abriu a bateria com uma onda de 5 pés, "veloz e solto". Ele tinha voltado a usar pranchas de Beto Santos. Na segunda onda ele caiu, o que "foi fatal". Husadel pegou a primeira onda e depois ficou 25 minutos boiando, até usar a prioridade para escolher a melhor da série. Muller então dropou uma de seis pés que fechou, "um momento decisivo". Placar da final: David Husadel 73,5, Pedro Muller 62,5. Husadel assumiu a liderança do ranking com a vitória.
A competição paralela para amadores foi a primeira após o Mundial Amador no Japão a reunir surfistas do Brasil inteiro. O texto de Jarbas Soares sobre o evento amador destaca: Neco Padaratz, "grande destaque no primeiro dia (...) faltou calma para chegar à final"; os garotos de Imbituba Fábio Carvalho e Jean Horvat, "brigando por um patrocinador para despontar em nível nacional"; Roni Ronaldo, de Garopaba, que "andou demais tanto na Ferrugem quanto no Silveira"; e o também catarinense Luli, que venceu todas as suas baterias até a final na mirim.
O texto também destaca os nordestinos: Rodrigo Jorge, "começando a ocupar o lugar de Joca Júnior", fez a final em duas categorias; Christiano Spirro e Kael Porto. Entre os gaúchos, menciona Rodrigo Dornelles e Luciano Regert, finalistas na open. O único amador paulista a chegar à final foi João Neves, irmão de Zé Paulo, que conquistou a mirim contra cinco catarinenses. No longboard, Ricardo Toledo pegou "até alguns tubos de grab rail". As duas maiores médias do evento foram alcançadas nas fases finais da triagem: nas quartas, Flávio Padaratz recebeu 9,8; na semi, Fernando Correa "manobrou forte (...) entubou e completou na areia", recebendo 9,9.
O evento teve patrocínio da Locobeach, apoio da Integrão produtos Naturais, Bavária Mar Hotel e revista Inside. Organização da Abrasp, Abrasa e Federação Catarinense de Surf.

Fonte: Matéria de duas páginas publicada no encarte In Fluir da edição nº 59 da revista Fluir (setembro/1990), com texto (sobre as categorias amadoras) e fotos de Jarbas Soares, e matéria de seis páginas publicada na mesma revista com texto de Marcelo Scherer (sobre a categoria profissional) e fotos de Bruno Alves.

Mais: Todas as etapas do Brasileiro 1990
Todos os eventos cadastrados de 1990

0 Comentários: