terça-feira, novembro 21, 2006

Fontes impressas de informação

As publicações impressas que servem de fonte para este banco de dados são de três vertentes: periódicos especializados, grande imprensa e livros.

A imprensa especializada possui amplo material, principalmente a partir da década de 80. O levantamento inicial da pesquisa foi feito com base em edições da extinta revista Inside de Surfe, da qual fui editor por três anos, entre 1994 e 96, em parceria com Rodrigo Viegas. Produzida em Florianópolis durante 14 anos, a Inside teve mais de 100 edições entre 1984 e 98.
Outras duas publicações de surfe produzidas em Florianópolis tem sido úteis: o jornal Noticiondas, que teve sete edições entre 1993 e 94, do qual também fui editor, em parceria com Fábio Bola e Rogério "Magrão" Mosimann; e o jornal Drop, que circula desde 1998, sob direção de Felipe Fernandes.
Outros periódicos de surfe serão usados no aprofundamento da pesquisa, entre eles as revistas Fluir, Hardcore, Solto, os jornais Now e Adrenalina News.

Os veículos da grande imprensa também têm farto material, mas o levantamento de dados é bem mais trabalhoso. Esse recurso tem sido usado somente para pesquisar eventos antigos e, portanto, menos registrados. Têm sido úteis as edições da década de 80 do jornal O Estado, disponíveis no setor de publicações da Biblioteca Pública, com informações que ainda pretendo cruzar com edições da época do jornal A Notícia.

Os livros disponíveis possuem somente informações sobre o surfe mundial, publicadas no blog para contextualizar a história. Destaque para The History of Surfing, do australiano Nat Young, que narra o nascimento do surfe profissional; a biografia de Tom Carroll, The Wave Within, que descreve o período em que ele competiu no tour; e Walking on Water, de um jornalista britânico, narrando a Tríplice Coroa Havaiana no ano em que Martin Potter foi campeão mundial.

Veja também as fontes virtuais de informação usadas na pesquisa.

0 Comentários: